Pelo sexto ano consecutivo, o coletivo JAT – Janela Aberta Teatro volta a apostar na formação artística para todos, em Faro.
Pelo sexto ano consecutivo, o coletivo JAT – Janela Aberta Teatro volta a apostar na formação com duas oficinas destinadas a todas as pessoas, com o sem experiência, a começarem a partir de outubro, em Faro.
A Oficina Formação de Atores terá lugar às segundas-feiras, entre as 19h15 e as 21h15 e a Oficina Teatro Físico está marcada para as sextas-feiras entre as 18h30 e as 21h30, ambas no Ginásio Clube de Faro, espaço que recebe também as mostras finais.
Tratam-se de formações desenhadas «não só para quem quer investigar ou explorar uma carreira de teatro e de interpretação, mas também para todos aqueles que querem aumentar as suas capacidades artísticas, expressivas e criativas», aponta o coletivo.
Os diretores artísticos do JAT – Janela Aberta Teatro, Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, atores e especialistas em Teatro Físico, que juntos contam com vários anos de formação em artes do espetáculo tanto em Portugal como no estrangeiro, são os dois formadores das oficinas.
A Formação de Atores apresentará conteúdos que se dividem em três fases. A primeira, técnica e improvisação, que aborda componentes teatrais como o texto, voz, respiração, expressão cultural e presença em palco, com o intuito de «dotar o grupo de linguagem cénica».
Segue-se a pesquisa e criação, para explorar múltiplas vias de abordar o processo criativo, a criação da personagem e a expressão artística. E, por fim, a construção do espetáculo, a ser apresentado ao público no final da oficina, «em que os participantes integram o processo criativo nas áreas de interpretação, dramaturgia, cenografia, figurinos e/ou música, com apoio e encenação dos formadores».
Já a Oficina de Teatro Físico visa introduzir ferramentas e princípios fundamentais da disciplina, através de várias linguagens, culturas, de forma a desenvolver um artista mais completo.
Serão abordados conteúdos como: Mimo Cénico, Método Suzuki, Movimento, Pantomima, Máscara Neutra, Máscara Expressiva, Viewpoints, Clown, Commedia dell’Arte, Interpretação, Voz, Treino, Improvisação e Criação, bem como as metodologias e filosofias de relevantes visionários do Teatro do século XX como Étienne Decroux, Marcel Marceau, Jacques Lecoq, Tadashi Suzuki, entre outras.
As mostras finais das oficinas de teatro do JAT, nos últimos anos contaram com casa cheia, com sessões esgotadas, tendo sido necessário replicar o espetáculo noutros palcos.
As oficinas do JAT contam com o apoio do município de Faro, do Ginásio Clube de Faro e a Fundação GDA e requerem inscrição através de email (colectivojat@gmail.com). Mais informações podem ser consultadas aqui.
O JAT – Janela Aberta Teatro tem vindo a desenvolver um papel enquanto agente cultural na cidade de Faro e na região do Algarve, sendo responsável pela criação e apresentação de inúmeros espetáculos por vários palcos, bem como promotor dos projetos de Teatro Comunitário: Teatro de Vizinhes em Faro e o Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa. É também responsável pela organização do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, em Faro, e que terá a sua segunda edição em maio de 2023.