Tribuna Pública da CDU em Tunes discute reposição das freguesias

  • Print Icon

Reposição de freguesias em Tribuna Pública da CDU em Tunes.

Com a participação de João Dias, deputado do Partido Comunista Português (PCP) na Assembleia da República e de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, terá lugar no sábado, dia 10 de abril, às 11h00 uma Tribuna Pública em Tunes sobre o direito de reposição das Freguesias que foram extintas durante o último governo PSD/CDS.

As freguesias de Algoz e Tunes, foram agregadas numa união de freguesias, apesar da contestação das populações.

O processo de agregação/extinção de 1168 Freguesias operado em 2013, mereceu a generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos. Passados 8 anos, pode-se afirmar que, «na generalidade, não se verificaram ganhos financeiros, nem de eficácia, nem contribuiu para o reforço da coesão territorial, antes acentuou as assimetrias regionais existentes», diz o Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP, em nota enviada ao barlavento.

Ao encerramento de inúmeros serviços públicos em todo o país, a extinção das freguesias veio agravar ainda mais a vida em muitas localidades, em particular em zonas rurais e de interior, onde a freguesia era a única entidade que restava.

Para o PCP, a reposição de freguesias, «de acordo com a vontade da população, é uma exigência que não pode continuar adiada. Foi nesse sentido que ainda recentemente o PCP levou à Assembleia da República uma proposta, propondo um calendário que permitisse a sua concretização antes das próximas eleições autárquicas deste ano e que foi rejeitada com os votos de PS e PSD».

A reposição das freguesias «é um ato de inteira justiça, é uma exigência democrática. O PCP, assim como os eleitos da CDU, honrando os seus compromissos continuará a intervir para a reposição das freguesias conforme a vontade das populações», conclui a DORAL.