Rute Silva tomou posse como presidente da Câmara de Vila do Bispo

  • Print Icon

Autarca assume «como prioridade máxima, para os próximos anos, a execução do Plano Estratégico de Habitação».

O ato público de instalação dos novos órgãos municipais do concelho de Vila do Bispo para o mandato 2021-2025 realizou-se ontem, quinta-feira, dia 7 de outubro, com a tomada de posse de Rute Silva, presidente eleita para a Câmara Municipal.

No seu discurso, a autarca manifestou abertura «para trabalhar em conjunto com todos os eleitos para juntos contribuírem para o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes».

Após ter sido empossada, Rute Silva agradeceu aos vila-bispenses «o voto de confiança depositado na sua equipa» e no seu «plano estratégico assente em seis pilares essenciais: Pessoas, Habitação, Qualidade de Vida, Competitividade, Ambiente e Sustentabilidade».

Rute Silva lembrou que assume «como prioridade máxima, para os próximos anos, a execução do Plano Estratégico de Habitação, a construção de casas acessíveis, o reforço das rendas apoiadas, a aquisição de novos terrenos para habitação, entre outras medidas que visam minorar as dificuldades no acesso à estabilidade de um lar, promovendo a fixação de população, com especial atenção aos jovens e empreendedores».

O projeto autárquico que a eleita pretende implementar visa, para além da habitação, dar destaque «à saúde, à educação, à mobilidade e às acessibilidades», áreas que considera «essenciais para o bem-estar e qualidade de vida das nossas populações, bem como para a viabilidade e competitividade socioeconómica do território».

Rute Silva sublinhou ainda «o orgulho» que sente por ser primeira mulher a presidir a autarquia: «de assinalar que este sufrágio ratificou um marco muito significativo na história civil do nosso concelho: a eleição da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, facto que me orgulha profundamente, enquanto pessoa, mulher e munícipe».

A sessão de instalação dos novos órgãos foi conduzida pela presidente da Assembleia Municipal cessante, Ana Bela Martins, que deu posse aos cinco membros eleitos para a Câmara Municipal.

O executivo camarário é composto, além de Rute Silva, por Fernando Santana, ambos eleitos pelo PS, por Dino Lourenço e Luís Paixão que representam o movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo – SPCVB e por Paula Freitas, eleita pela coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM.

A sessão continuou com a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal, constituída pelos 15 deputados municipais eleitos diretamente: cinco pela lista do PS, cinco pela lista do movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo – SPCVB, quatro pela lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM e um pela lista do BE, e os quatro presidentes das Juntas de Freguesia eleitos, um pela Lista Unitária pelo Progresso, um pelo PS e dois pelo movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo – SPCVB.

A seguir à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal, que elegeu Luciano Rafael para presidente e Vanda Oliveira e Maria das Candeias Batista como secretárias.