O PSD Faro aprovou a moção «Por uma Intervenção Urgente do Cais da Ilha do Farol» em Assembleia Municipal de 12 de maio.
O Partido Social Democrata (PSD) Faro aprovou a moção «Por uma Intervenção Urgente do Cais da Ilha do Farol» na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia de 12 de maio.
«O cais de embarque e de desembarque do Farol apresenta-se há mais de um ano num evidente e avançado estado de degradação, nomeadamente a deterioração acentuada da sua estrutura em betão e das guardas metálicas colocando em risco a segurança dos seus utentes e embarcações», lê-se na moção.
Sobre esta matéria «é importante referir e acrescentar os compromissos assumidos pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), no dia 3 de fevereiro de 2023, aquando da assinatura do termo de entrega para a gestão e transferência de competências sobre as áreas integradas no domínio público hídrico da área de praia Barreta — Deserta; área de praia — Farol e áreas de infraestruturas de acostagem da Barreta — Deserta e Farol, celebrado entre o município de Faro e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) para a execução urgente de obras de beneficiação do cais de passageiros do núcleo do Farol, da Ilha da Culatra, até ao final de maio» corrente.
Contudo, «até ao momento nada foi feito e mais uma época de veraneio se aproxima permanecendo o cais num estado deplorável e perigoso, que para além dos evidentes riscos de derrocada, em nada dignifica o Farol, nem o nosso concelho».
Nestes termos, os eleitos pela bancada do PPD/PSD propuseram que a Assembleia Municipal de Faro, reunida em 12 de maio, «delibere solicitar junto da Administração dos Portos de Sines e do Algarve a realização com caráter de urgência das prometidas obras de beneficiação do Cais do Farol, conforme o acordado», conclui a moção.