Olhão: PSD condena chumbo da Assembleia Municipal online

  • Print Icon

A Comissão Política do PSD Olhão condena o voto contra do Partido Socialista sobre à transmissão online das sessões da Assembleia Municipal.

Após ter assistido à última sessão de Assembleia Municipal de 24 de maio, o PSD entende tornar público que «no ponto 6 da Ordem do Dia, encontrava-se, para apreciação e deliberação, a proposta de alteração ao regimento da Assembleia Municipal de Olhão, trabalhada e apresentada pelo grupo de trabalho composto pelos membros nomeados dos partidos políticos com representação neste órgão».

Segundo o PSD Olhão, em nota enviada às redações, «a transmissão em direto das sessões será objeto de Regulamento próprio a aprovar pela Assembleia Municipal, constava no ponto 3 do Artigo 39».

No momento da deliberação, contudo, «a maioria PS da Assembleia Municipal de Olhão decidiu votar contra a transmissão em direto das sessões, negando aos olhanenses o direito de poderem assistir ao funcionamento deste órgão fiscalizador do Município, possibilidade que promoveria a participação cívica e proximidade entre eleitos e eleitores».

Em resposta ao líder da bancada do PSD, que lamentou a decisão, argumentando que «quem não deve não teme», o presidente da Assembleia Municipal, «em defesa da bancada socialista, manifestou a sua opinião pessoal, afirmando que a transmissão das sessões é inaceitável por uma questão de desprestígio do órgão» por si presidido, alegando mesmo não estar disposto a «ser enxovalhado nas redes sociais», nem pelos Mem de Olhão.

A avaliar por esta reação, diz o PSD, «concluímos que o membro eleito pelo Partido Socialista não teme o escrutínio político dos partidos da oposição, mas sim a sátira dos Mem de Olhão, grupo humorista que contribui para alegrar os olhanenses face aos dias negros que a democracia tem vivido em Olhão nos últimos 46 anos».

«Relembrando que em política não pode valer tudo, consideramos este chumbo um bloqueio à transparência, entendendo ser nosso dever apelar ao Partido Socialista para que se mantenha fiel aos valores da democracia, reconsiderando a sua posição sobre esta matéria», lamenta o PSD Olhão.