O município de Lagoa acaba de apresentar o Relatório de Gestão que mostra um resultado positivo em cerca de quatro milhões de euros.
O Relatório de Gestão financeira do município de Lagoa, aprovado em Assembleia Municipal no passado dia 26 de abril e referente ao ano económico de 2022, apresentou o resultado um saldo positivo de 3 760 447,07€.
O documento foi aprovado com 14 votos a favor do Partido Socialista (PS), seis votos em abstenção (três do Movimento Lagoa Primeiro, um da Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV, um do Bloco de Esquerda e um do PS) e quatro votos contra (três do Partido Social Democrata e um do Chega).
Apesar do grande investimento municipal em áreas fundamentais para o executivo liderado por Luís Encarnação, tais como a educação, a ação social, a cultura, o desporto, a habitação, a redução de perdas de água e o cuidar do espaço público, o município de Lagoa apresentou um saldo positivo no exercício económico do ano de 2022, «demonstrando estabilidade económica», assegura
«A instabilidade económica dos mercados, a inflação dos mesmos e a escassez de matérias primas obrigaram o executivo municipal a ajustar o orçamento em função das dificuldades impostas, mas sem deixar de garantir todos os serviços inerentes à gestão do concelho», diz a autarquia.
O executivo municipal considera que o Relatório de Gestão apresentado «vem demonstrar a transparência e o rigor incutido na elaboração e execução do orçamento municipal, considerando que um bom resultado na gestão orçamental, vai muito além da apresentação de números e da análise quantitativa do exercício porque o mesmo tem de ir ao encontro das necessidades dos munícipes e as exigências impostas pela gestão do momento e do território».
Durante o ano de 2022, o município de Lagoa «concretizou medidas que asseguraram o apoio à população, às IPSS, às coletividades, às pequenas e médias empresa, garantindo o desenvolvimento do concelho e o bem-estar dos lagoenses», apontam.
Além disso, o município de Lagoa «preparou-se para a retoma económica, trabalhando na linha da frente para continuar a promover o concelho, atraindo investimento, riqueza, confiança e segurança para quem nos visita, postos de trabalho e a dinâmica alcançados nos anos anteriores à pandemia».
Para Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, «mais do que realçar o resultado alcançado no Relatório de Gestão do Ano de 2022, queremos realçar a estabilidade económica apresentada nos últimos anos, fruto do rigor na gestão do dinheiro público, sem deixar de investir em Lagoa e nos lagoenses. Nada é mais valioso do que o bem-estar da população».