Realizou-se no Centro Cultural de Lagos, a instalação dos órgãos autárquicos municipais eleitos para o mandato 2021-2025, na segunda-feira, dia 11 de outubro.
A cerimónia foi presidida pela Mesa da Assembleia Municipal cessante, que deu posse aos membros dos novos órgãos deliberativo e executivo, eleitos por sufrágio universal direto e secreto no dia 26 de setembro e cujos resultados foram proclamados pela Assembleia de Apuramento Geral no dia 28 de setembro.
A assistir, para além de eleitos locais de Lagos e de outros municípios vizinhos, antigos autarcas, entidades regionais e locais, esteve o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
Neste último ato como presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado saudou todos os eleitos, dirigindo-lhes uma mensagem de incentivo e sublinhando a responsabilidade e honra inerentes às funções de autarca, que deve estar ao serviço da população e defender o interesse público.
Lembrando o crescimento populacional registado nos últimos anos, Paulo Morgado acrescentou que todas as perspetivas apontam para a continuidade desta tendência, resultando em cada vez mais cidadãos a escolherem Lagos para viver, o que se traduz em desafios e responsabilidades acrescidas em áreas como a sustentabilidade, as alterações climáticas, a qualidade de vida, a educação e a habitação, entre outras.
Desejando a todos um excelente trabalho, o presidente da Assembleia Municipal cessante formulou votos de que os próximos quatro anos sejam anos de progresso e de qualidade de vida.
A segunda e última intervenção da cerimónia coube a Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, que irá liderar os destinos do município por mais quatro anos.
Assumindo a satisfação pela confiança manifestada pela população, Hugo Pereira atribuiu a maioria absoluta conquistada neste ato eleitoral ao reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do anterior mandato, assim como à renovação da confiança para desenvolver um ambicioso programa político que tem como grande alcance colocar «Lagos mais à Frente».
Declarando ter as mangas arregaçadas e convicção renovada para dar continuidade aos projetos já anteriormente executados e lançar novas sementes de desenvolvimento, o autarca enumerou muitos dos investimentos realizados, destacando obras como a renovação de eixos viários (Estrada da Luz e Estrada da Meia Praia), a construção da nova EB1 + JI da Luz, a ampliação do Cemitério de Bensafrim, a requalificação dos mercados municipais, o lançamento de concurso para a empreitada da 2.ª fase de Valorização da Ponta da Piedade, os empreendimentos habitacionais municipais em construção, a renovação do Museu Municipal, a intervenção nas muralhas, o projeto para a preservação do cordão dunar da Meia Praia, a abertura do Espaço Cowork e da Fábrica do Empreendedor, entre tantas outras ações que marcaram o mandato 2017-2021.
Identificando as pessoas como a grande prioridade do mandato agora iniciado, Hugo Pereira começou por referir-se à habitação como um dos principais eixos de intervenção, o qual passa não apenas por concretizar as ações elencadas na Estratégia Local de Habitação, que prevê um investimento de 18 milhões de euros e a criação de respostas habitacionais para 400 famílias, como também envolve a componente da reabilitação urbana e toda uma nova política de cidade.
A solidariedade social como forma de combate à pobreza e exclusão social, assim como o apoio aos idosos e crianças, é outro dos focos do programa político apresentado.
Na sua intervenção, Hugo Pereira passou ainda em revista as ações a desenvolver para afirmar a qualidade ambiental do território, valorizar o património material e imaterial, promover o sucesso educativo, apoiar o desporto e promover estilos de vida saudáveis.
A cerimónia contou com vários momentos culturais, a cargo da Orquestra Ligeira de Lagos e da Associação de Dança de Lagos.
Eleitos
Câmara Municipal de Lagos – órgão executivo do município, é composto pelo presidente e por seis vereadores, um dos quais designado vice-presidente. Membros da Câmara Municipal por ordem de eleição:
- Hugo Miguel Marreiros Henrique Pereira
- Paulo Jorge Correia dos Reis
- Sara Maria Horta Nogueira Coelho
- Luís Alberto Bandarra dos Reis
- Pedro Augusto Borges de Lima Palma Moreira
- Sandra Maria Almada de Oliveira
- Alexandre Afonso Marques Ribeiro Nunes
Assembleia Municipal de Lagos – órgão deliberativo do município, é composto por 21 cidadãos eleitos diretamente a partir das listas concorrentes e pelos quatro Presidentes de Junta de Freguesia do Município, num total de 25 elementos. Membros por ordem de eleição:
- Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos
- Maria Paula Dias da Silva Couto
- Paulo Alexandre Cota de Menezes Toste
- Nuno Filipe Carreiro Ferreira Serafim
- Maria Clara de Paiva Boléo da Silva Rato
- Márcio Filipe dos Santos Viegas
- José Manuel da Glória Freire de Oliveira
- Maria João Travanca Gervásio Batista
- Fernando de Jesus Ildefonso
- Paulo Jorge do Rosário Dias
- Joaquim Alexandre Imaginário Russo
- Rui Filipe Machado de Araújo
- Maria Manuela de Jesus Duarte
- José Manuel da Silva Jácome
- Dina Paula Furtado Bravo Seromenho de Cintra
- David Eduardo Vicente Roque
- Paulo José Lourenço Tovar de Morais
- Mílvia Filipa Pires de Campos Gonçalves
- Ana Paula Pereira Viana
- José António dos Santos Guerreiro
- Maria Filomena Vieira de Jesus Sena da Cunha Lima
Pela Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos: Carlos Manuel Martins da Saúde Fernandes;
Pela Junta de Freguesia da Luz: João Fernando Rosado Reis;
Pela Junta de Freguesia de Odiáxere: Carlos Manuel Pereira Fonseca;
Pela União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João: Duarte Nuno Evangelista Lopes Rio;
Na primeira Reunião de Funcionamento da Assembleia Municipal, realizada imediatamente após a instalação dos órgãos, foram eleitos o Presidente e os Secretários da respetiva Mesa:
- Presidente: Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos
- 1.ª Secretária: Maria Paula Dias da Silva Couto
- 2.º Secretário: José Manuel da Silva Jácome