João Dias fez jornada no CMR Sul, Quarteira e Santa Bárbara de Nexe

  • Print Icon

João Dias, deputado do Partido Comunista Português (PCP) abordou diferentes problemas e realidades numa jornada que teve lugar na terça-feira, 7 de junho.

Nesta iniciativa destaca-se a visita ao Centro de Medicina e Reabilitação Física (CMR) do Sul e a reunião com a Associação Determinante, sediados em São Brás de Alportel, onde foi possível constatar a necessidade do governo ter que repor os níveis de financiamento público que existiram durante os anos em que este centro esteve entregue a uma parceria público privada.

Mais financiamento público, que o governo continua a negar, que permita a utilização de toda a capacidade instalada no CMR Sul na resposta aos seus utentes, incluindo no número de camas.

O número de trabalhadores é também insuficiente, sendo necessária a contratação de mais médicos, enfermeiros, terapeutas da fala, terapeutas operacionais, assistentes operacionais, psicólogos e outros. Os atrasos por parte do Estado na disponibilização das chamadas «ajudas técnicas» constitui também um problema que não só prejudica os utentes, como contribui para retirar capacidade ao próprio CMR Sul.

Em Quarteira, a delegação do PCP, que integrou também Vergílio Ambrósio e Carla Gomes enquanto primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Loulé, reuniu com a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, onde foi possível abordar os diferentes problemas com que este sector se confronta.

Valorizando a produção nacional e a necessidade do país defender a pesca, com as características que tem em Portugal (de pequena e média dimensão, costeira, artesanal) o PCP ouviu dos pescadores as suas preocupações quanto à sustentabilidade do seu sector, seja pelas limitações impostas pela UE ao pescado capturado, seja pelas ameaças decorrentes do favorecimento de outras atividades marítimas em detrimento da faina

Em Santa Bárbara de Nexe, a delegação do PCP, onde também estiveram Catarina Marques e António Mendonça, primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Faro e Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia local, visitou extensões de saúde, contactou com os trabalhadores e tomou contacto com a intervenção da CDU em defesa das populações.