COVID-19: PCP cancela comício dos 100 anos em 06 de março

  • Print Icon

O Partido Comunista Português (PCP) cancelou, devido à pandemia, o comício do centenário do partido no Campo Pequeno, em Lisboa, em 06 de março, que será substituído por 100 ações em todo o país, foi hoje anunciado.

A informação do cancelamento do comício, que «se considerou nas condições atuais não ser adequado realizar», surge no meio de um artigo na edição de hoje do Avante, órgão oficial dos comunistas.

Para o substituir, os comunistas organizam uma iniciativa sob o lema 100 anos, 100 ações.

A iniciativa agora cancelada foi anunciada há cerca de um ano, no 99.º aniversário do PCP, no último comício do partido antes do confinamento geral devido à pandemia, em 11 de março de 2020.

Será um «vasto conjunto de iniciativas, centrado nos problemas do país, dos trabalhadores e do povo», estando anunciada uma «ação» em Lisboa, no Rossio, em que participa o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, lê-se no artigo do Avante.

Jerónimo de Sousa participa em audição sobre impactos da epidemia no Algarve

O PCP irá promover, no domingo, dia 14 de fevereiro, às 11h00, uma audição pública que decorrerá no Largo da Pontinha, em Faro, com o tema «Testemunhos dos impactos da epidemia no Algarve e as respostas que fazem falta!».

Como é sabido, «os impactos da epidemia Algarve refletem o estado de fragilidade a que a política de direita conduziu o país. A resposta do Serviço Nacional de Saúde à população, a situação com que se confrontam milhares de trabalhadores muitos dos quais no desemprego, os problemas das MPME numa economia dependente do Turismo como é a algarvia, a realidade dos idosos e também das crianças, os impactos na juventude, a situação na cultura e no movimento associativo, entre tantas outras dimensões, reclamam respostas urgentes e opções de fundo que tardam em ser dadas», informa o Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP.

Nesta iniciativa, serão apresentados testemunhos diversos sobre a realidade regional, assim como, as propostas e iniciativas do PCP no plano regional e nacional. No seu encerramento, intervirá Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

A iniciativa realiza-se ao ar livre. No caso das condições climatéricas o não permitirem será realizada no Salão da COOPPOFA em Faro. Será necessária inscrição prévia de todos os participantes por email (pcpalgarve@pcp.pt) de modo a garantir as condições de segurança sanitária recomendadas.