Assembleia Municipal de Lagoa aprova orçamento de 40 milhões

  • Print Icon

Assembleia Municipal de Lagoa aprova orçamento de 40 milhões de euros para o ano de 2022.

As duas reuniões da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Lagoa que aprovou o orçamento de 40 354 300,00 euros para o ano de 2022, um orçamento que, pela primeira vez, ascende os 40 milhões de euros, decorreram nos dias 29 e 30 de dezembro.

Aprovado por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP), contou com 16 votos favoráveis da bancada do Partido Socialista, com sete abstenções (três do PSD, um do BE, um da CDU, um do CHEGA e um do MLP) e dois votos contra do Movimento Lagoa Primeiro. Este resultado da votação já era o esperado, uma vez que o Partido Socialista tem a maioria na composição da Assembleia Municipal.

A proposta de Orçamento e das Grandes Opções do Plano (GOP) do município de Lagoa, para o ano de 2022, assenta em duas prioridades, dois desígnios e seis compromissos, reforçando o trabalho em áreas onde o concelho já é reconhecido como um exemplo para a região e para o país e priorizando outras que são de vital importância para Lagoa e para os lagoenses.

«Este é um orçamento que tem por base o rigor, a transparência e seriedade, permitindo ao município de Lagoa continuar a apresentar as finanças municipais equilibradas e sustentáveis, a médio e longo prazo, e realizar obras estruturantes e importantes para Lagoa e para os lagoenses», considera Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Tem como objetivo dar continuidade ao combate à pandemia COVID-19, na recuperação económica do concelho, na substituição das principais condutas de distribuição de água do concelho, na habitação, bem como na continuidade do forte investimento realizado em áreas como a educação, a cultura, a ação social, o desporto, o cuidar do espaço publico e o dotar o concelho de infraestruturas vitais para Lagoa e para os lagoenses.

Trata-se de uma proposta que pretende continuar a afirmar Lagoa como um dos melhores concelhos para viver, trabalhar, estudar e visitar. Um concelho de oportunidades para as futuras gerações concretizarem os seus sonhos e projetos de vida, num sinal claro que o município de Lagoa quer continuar a dar prioridade às pessoas e ao investimento em infraestruturas fundamentais para o desenvolvimento do concelho de Lagoa e para o bem-estar da população. Um concelho atrativo para os investidores e visitantes que procurem o melhor do Algarve.

O documento apresentado será a linha orientadora do executivo camarário, não só para o ano de 2022, primeiro ano deste novo ciclo de governação, mas para os próximos anos, dando sempre prioridade às pessoas, promovendo a qualidade e melhoria dos serviços que prestamos, otimizando os recursos, reforçando a gestão orientada para os munícipes e promovendo uma maior proximidade entre o município e a população.

É desta forma, que o executivo liderado por Luís Encarnação reitera o compromisso, assumido com todos os lagoenses, de continuar a trabalhar para que Lagoa continue a ser um concelho cada vez melhor para viver, trabalhar, estudar e visitar.