Hoje, quando desembarcarem, os Ministros do Ambiente e do Mar já saberão muito mais sobre aquelas centenas que os esperam, em alegria, na Ilha da Culatra.
É um orgulho ter um governo que finalmente ouve e cumpre.
Cumpre com as famílias de pescadores, mariscadores e viveiristas, cidadãos que nasceram e fazem vida num lugar, outrora inóspito, quando os ascendentes o começaram a habitar, trabalhando nas armações de pesca nos finais de 800. Sempre muito difícil pelas condições de vida ainda hoje.
Mais difícil ainda para quem é de lá, por não compreender os que não lhes conhecia o direito de ser ilhéu.
O POOC – Plano de Ordenamento da Orla Costeira – 2007, foi a primeira legislação que lhes reconheceu direitos, que hoje estão a ser cumpridos na Lei que este Governo, outra vez PS, fez renascer acrescentando a concretização do direito de viver, com morada na Culatra, com a alteração legislativa de 2018.
Nunca desistimos, assim como não desistiram de ali viver, quem ali nasceu e fez forma de vida, também em defesa de um futuro melhor que o seu para os seus descendentes, acrescidos agora de equipamentos e planeamento.
O PS Faro, de forma sistemática, na Câmara Municipal e Assembleia Municipal, defendeu e fez respeitar este direito.
Não esquecendo os outros, que também vão ali desembarcar e tomar a palavra hoje e que até aqui «lavaram as mãos como Pilatos», preferimos realçar efusivamente os da direção da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, que sempre respeitaram e defenderam o meio onde vivem e de onde são, dando os melhores exemplos, inovando e surpreendendo sempre pela afirmação da cidadania para o futuro.
Esta governação, com José Apolinário, Luis Graça, Carlos César, António Costa, cumpre.
O PS Faro não esquece de incluir hoje também neste festejo António Pina e António Cabrita pelo que são e fizeram em defesa daquela gente e lugar farense ao invés de quem devia.
Hoje é um bom dia, pela defesa da promessa que se cumpre, no respeito e confiança nos cidadãos na lei. Que venham mais dias assim para todos.
Paulo Neves | Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Faro