França pede teste com menos de 24 horas a quem regressa de Portugal

  • Print Icon

Teste poderá ser PCR ou antigénio.

A França anunciou hoje que todas as pessoas não vacinadas contra a COVID-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.

«As pessoas podem ir a Espanha e a Portugal, especialmente quando estão vacinadas. Mas quando não estão vacinadas, quando vêm desses dois países, onde a situação é difícil, é preciso apresentar um teste com menos de 24 horas», anunciou esta manhã o secretário de Estado de Assuntos Europeus, Clément Beaune, na rádio Franceinfo.

O teste pedido a partir de agora poderá ser PCR ou antigénio, de acordo com informação dada por fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês à Agência Lusa e a medida deverá entrar em vigor já a partir deste fim de semana.

Os detalhes do decreto sobre novas medidas vão ser conhecidos amanha, sexta-feira, dia em que o texto será oficialmente publicado no equivalente gaulês do Diário da República.

Questionado se há isolamento para os passageiros provenientes de Portugal ou de Espanha, o secretário de Estado francês disse que não, já que se trata de países da União Europeia.

Na semana passada, este mesmo governante «desaconselhou» os franceses a viajarem para Portugal e Espanha, tendo sido depois esclarecido por diversos membros do Governo francês que não havia qualquer interdição de deslocação para os dois países.