CHUA foi o hospital mais eficiente de Portugal em 2020

  • Print Icon

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) foi o mais eficiente em 2020, revela um estudo da Coimbra Business School (CBS), divulgado ontem, terça-feira, dia 16 de março.

O estudo avaliou o impacto da pandemia na eficiência de 37 hospitais [entidade pública empresarial], recorrendo aos dados disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) entre janeiro de 2019 e novembro de 2020.

Carla Henriques e Maria do Castelo Gouveia, professoras na CBS e autoras do estudo, basearam-se no número de médicos, enfermeiros e pessoal operacional em cada unidade de saúde, no número de camas, consultas externas, altas e urgências, para identificar os fatores que levaram à evolução dos níveis de eficiência de cada hospital.

De acordo as autoras, em declarações à Lusa, «os dados apresentados no estudo demonstram que todos os hospitais do país tiveram um aumento de recursos humanos e logísticos».

No que concerne à eficiência, ao CHUA, que ocupa a primeira posição, seguem-se o Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Hospitalar Universitário do Porto, que ocupam o segundo e terceiro lugar respetivamente.

O Conselho de Administração do CHUA agradeceu «o empenho e dedicação de todos os seus profissionais».