Centro de Referência do Cancro do Reto do CHUA tem novo website

  • Print Icon

Centro de Referência do Cancro do Reto (CRCR) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) lançou um website completamente dedicado à valência e à patologia colorrectal.

O mês de março é o mês da campanha «Março Azul», que pretende sensibilizar para o cancro colorrectal, e por isso «considerámos que era a altura ideal para o arranque desta ferramenta que pretende facilitar a aproximação dos cuidados de saúde à população e a promoção da literacia em saúde», explica Edgar Amorim, coordenador do CRCR do CHUA.

Este website, que pode ser consultado aqui, está dividido em quatro áreas principais. A primeira, sobre o Centro de Referência, onde é facultada informação sobre a doença e sobre os serviços associados, tais como consultas e internamento. Nesta área o utilizador pode ainda conhecer a equipa multidisciplinar que compõe o CRCR.

A segunda área foca-se essencialmente nos meios complementares de diagnóstico disponíveis, tanto ao nível da radiologia como ao nível da gastrenterologia.

Segue-se a área dos tratamentos onde são apresentadas as várias opções de tratamento, cirúrgico e não cirúrgico.

Está ainda acessível uma quarta área, totalmente dedicada ao doente ostomizado, onde é fornecida informação, alguns ensinos e cuidados e ainda desmistificados alguns preconceitos sobre esta situação.

O CHUA é, desde 2016, Centro de Referência do Cancro do Reto. «Dispomos, desde então, de uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada, que dispõe de estruturas e equipamentos médicos especializados e que garante que os cuidados aos doentes são prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, em conformidade com a evidência mais atual e as melhores recomendações da comunidade científica», destaca a equipa do CRCR.

A Criação de Centros de Referência representa uma estratégia da Direção-Geral de Saúde, para a modernização e consolidação da especialização e defesa da qualidade das unidades hospitalares prestadoras de cuidados de saúde, em patologias consideradas importantes e de grande complexidade.

O Cancro do Reto é um problema de saúde pública com uma importante expressão em Portugal, com elevada incidência e com uma morbilidade e mortalidade significativas.

Em conjunto com a neoplasia do Cólon, constitui a neoplasia maligna mais frequente em ambos os sexos, com uma taxa de incidência global de 70,3 por 100.000 habitantes.