• Print Icon

A relação da Psicologia com a Tecnologia, na investigação e na intervenção psicológica, é o tema do XXI Encontro de Psicologia do Algarve.

A relação da Psicologia com a Tecnologia, designadamente na investigação e na intervenção psicológica, surge como tema do XXI Encontro de Psicologia, que, a 20 de abril, com início às 9h00, volta a reunir na Universidade do Algarve (UAlg) especialistas desta área científica, parceiros e futuros psicólogos.

Organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o Encontro realiza-se no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, do Campus de Gambelas da UAlg.

Após a sessão de abertura, Pedro Joel Rosa, professor associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), e coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental do ISMAT, assegura uma conferência, sobre o papel do eye-tracking na investigação em Psicologia, apontado as tendências futuras na aplicação desta técnica nos estudos desenvolvidos no amplo campo da ciência psicológica.

No sentido de contribuir para a formação contínua dos psicólogos das instituições parceiras do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, a presente edição do Encontro de Psicologia oferece quatro workshops, um por cada sessão temática:

  • Psicologia da Educação – Tecnologia e intervenção psicológica de carreira: desafios e eficácia;
  • Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia – A contribuição do eye-tracking para o estudo do funcionamento cognitivo;
  • Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – Por um futuro sustentável: Contributos da ciência comportamental e inovação digital;
  • Psicologia Clínica e da Saúde – TIC em Psicologia Clínica e da Saúde baseada na evidência.

Tal como nas edições anteriores, além das componentes científica e de formação, o Encontro serve ainda para estreitar laços entre os futuros psicólogos e os parceiros que se propõem a acolher os estágios curriculares. Dezenas de instituições terão oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem de forma a que se constituam numa oportunidade para os finalistas dos cursos de Mestrado. Para tal, serão constituídas mesas dedicadas à Psicologia Clínica e da Saúde; à Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; à Psicologia da Educação e ainda às Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia.

O programa completo pode ser consultado aqui.