Vila Real de Santo António (VRSA) vai atribuir, de forma gratuita, no próximo ano letivo, livros de fichas aos alunos do primeiro ciclo.
A medida representa um investimento na ordem dos 35 mil euros e reafirma o compromisso do município com a educação, que é uma das suas prioridades, garantindo aos estudantes que frequentam as escolas do concelho o acesso a recursos adequados.
O apoio visa aliviar as despesas das famílias no contexto económico atual, uma vez que o custo dos livros representa um encargo financeiro significativo para muitos agregados.
Com este investimento, a Câmara Municipal de VRSA facultará a todos os alunos do primeiro ciclo, desde o 1.º ao 4.º ano, os livros de fichas necessários para apoiar o seu processo de aprendizagem e ensino.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, «ao investir na disponibilização dos livros de fichas aos nossos alunos do primeiro ciclo, estamos a contribuir para a promoção do sucesso educativo e a criar igualdade de oportunidades para todos».
Da mesma forma, a autarquia irá comparticipar, no ano letivo 2023/2024, a aquisição de material escolar para os alunos do 1.º ciclo inseridos no 1.º e no 2.º escalão do abono de família.
A comparticipação tem o montante máximo de 16 euros para os alunos integrados no 1º. escalão (escalão A) e de 8 euros para os alunos do 2.º escalão (escalão B).
O material escolar comparticipado pelo município de Vila Real de Santo António é apenas de desgaste, excluindo-se mochilas, estojos e lancheiras.
Os encarregados de educação poderão adquirir os livros e o material escolar em qualquer estabelecimento comercial.
Deverão efetuar o pagamento dos bens adquiridos sendo, posteriormente, reembolsados pela Câmara Municipal, mediante a apresentação da(s) fatura(s) com nome e NIF do aluno.