UALGzine já está disponível dedicada aos programas doutorais

  • Print Icon

Universidade do Algarve (UAlg) lança mais uma edição da revista institucional UALGzine, desta vez dedicada aos programas doutorais.

Com uma periodicidade anual, esta edição, dedicada à temática dos doutoramentos da UAlg, dá a conhecer o percurso de 22 doutores/doutorandos, com enfoque nas ‘histórias’ decorrentes dos seus projetos de investigação, e, consequentemente, na sua contribuição para a produção/transferência de conhecimento para a sociedade.

Este número 14 é, assim, dedicado aos programas doutorais em funcionamento, que se encontram distribuídos por cinco áreas científicas: Ciências da Saúde; Ciências Económicas e Empresariais; Ciências Exatas e da Engenharia; Ciências Naturais e do Ambiente; e Ciências Sociais e Humanidades.

À semelhança das edições anteriores, destina-se a um público-alvo diversificado, mantendo uma abordagem generalista e de fácil compreensão, recorrendo ao formato storytelling, mas sempre com o objetivo de promover o ensino e a comunicação de ciência.

Segundo os entrevistados, torna-se evidente que a aposta num doutoramento será sempre uma forma de abrir novas oportunidades não só na Academia, mas também através da ligação à indústria e ao meio empresarial.

Tal como refere o Reitor Paulo Águas, no seu editorial, a investigação associada a estes programas doutorais «tem vindo progressivamente a ser realizada no seio das Unidades de Investigação & Desenvolvimento, com ligação a projetos e sempre numa perspectiva de resolução de problemas, como ilustrado nos exemplos apresentados».

«Desse modo, estamos certos, contribuímos para a promoção cultural e científica da sociedade, capacitando-a para dar resposta às alterações sociais, científicas e tecnológicas».

«Os tempos que vivemos tornaram bem patente a importância do conhecimento, seja para encontrar soluções para responder à crise sanitária, seja para adaptação dos modelos de trabalho. A sociedade reconhece cada vez mais o papel central que as instituições de ensino superior desempenham na resposta aos grandes desafios societais, nomeadamente o combate às alterações climáticas e a transformação digital, entre outros».

Através dos programas doutorais, prossegue, «queremos contribuir para um Algarve, um país e uma Sociedade mais inteligentes, mais verdes e hipocarbónicos, mais conectados, mais sociais e mais próximos das pessoas».

Pode descarregar a revista UALGzine (PDF) aqui.

Veja as edições anteriores da UALGzine aqui.