UAlg premiou projetos de boas práticas e docentes eleitos pelos alunos

  • Print Icon

Universidade do Algarve (UAlg) premiou a Formulação e Produção de Solução Antisséptica de Base Alcoólica com Extrato de Aloé e a plataforma «Milage Aprender +». Estudantes elegeram os professores do ano 2019/2020.

A valorização e o reconhecimento do mérito são aspetos muitos importantes no desenvolvimento harmonioso de qualquer instituição. Tendo em conta este pressuposto, a UAlg instituiu o «Prémio Boas Práticas» e o «Prémio Ensino Aprendizagem», que foram entregues, pela primeira vez, numa cerimónia que se realizou ao final da tarde de terça-feira, dia 18 de maio, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas.

Em relação ao ano letivo 2019/20, foram distinguidas duas «Boas Práticas», a Formulação e Produção de Solução Antisséptica de Base Alcoólica com Extrato de Aloé e a plataforma «Milage Aprender +».

A Formulação e Produção de Solução Antisséptica de Base Alcoólica com Extrato de Aloé foi desenvolvida por João Manuel Marreiros Duarte, assistente técnico da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

Esta solução antisséptica de base alcoólica foi produzida no início da pandemia da COVID-19, numa situação de carência de um produto desinfetante para as mãos, e permitiu fazer face à escassez desta solução, através da utilização de recursos disponíveis e até subaproveitados (Aloe arborescens), criando um produto com valor para a Instituição.

O objetivo inicial desta prática foi disponibilizar desinfetante para usar no Departamento de Química e Farmácia da FCT, que, além das propriedades antissépticas (Etanol a 70 por cento, com 0,014 por cento de H2O2), ajudasse a prevenir a desidratação das mãos devido ao seu uso frequente.

Esta prática permitiu satisfazer as necessidades da UAlg, tendo-se estendido o seu uso a todos os campi até à presente data.

A plataforma «Milage Aprender +» foi desenvolvida por um grupo de seis docentes: Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo, Custódia do Sacramento Cruz Fonseca, José Inácio de Jesus Rodrigues, Juan Carlos Sanchez Rodriguez, Marielba Silva de Zacarias e Paula Cristina Negrão Ventura Martins.

É uma plataforma de ensino em regime de Blended-Learning, desenvolvida no âmbito dos projetos MILAGE (MathematIcs bLended Augmented GamE), LEARN+ e INCOLLAB, do programa ERASMUS+ financiado pela União Europeia, e está disponível gratuitamente para dispositivos móveis (Android e iOS) e computadores Windows e Mac.

O principal objetivo é promover a criação de recursos digitais e a utilização de tecnologias de informação e comunicação (smartphones, tablets ou computadores) para a aprendizagem em qualquer lugar a qualquer hora, visando melhorar o desempenho de todos os alunos.

A plataforma foi desenhada implementando um modelo pedagógico que potencia as aprendizagens em qualquer disciplina do ensino básico, secundário e universitário. Com mais de 50 mil alunos, é usada na Universidade do Algarve e também na Universidade de Cádiz.

O «Prémio Boas Práticas da Universidade do Algarve» foi instituído com o objetivo de identificar e disseminar as melhores práticas implementadas na UAlg no âmbito do ensino e aprendizagem; investigação e desenvolvimento; comunidade e governança, reconhecendo o mérito dos seus responsáveis e das estruturas envolvidas.

Este ano, também pela primeira vez, foi entregue o «Prémio Ensino Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes».

Este Prémio é atribuído aos docentes que se destacam na avaliação feita pelos estudantes, que avaliam globalmente o seu desempenho, no âmbito dos inquéritos sobre a perceção do ensino e da aprendizagem.

Referentes ao ano letivo 2019/2020, foram contemplados com o «Prémio Ensino Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes» 16 docentes, dois por cada Unidade Orgânica, um de carreia e outro convidado.

No ano letivo 2019/2020, foram contemplados com o Prémio Ensino Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos estudantes, 16 docentes, 2 por cada Unidade Orgânica, um de carreia e outro convidado. Os docentes premiados foram os seguintes:

Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC)
Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves
Paulo Jorge de Melo Cristóvão

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT)
Cristina Alexandra Canelas Firmino
Joel David Valente Guerreiro

Escola Superior de Saúde (ESS)
Maria Dulce da Mota Antunes de Oliveira Estêvão
Ana Rita Moreira de Oliveira Possante

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)
Francisco Ildefonso da Claudina Lameira
Pedro Emanuel Quintino de Sousa

Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
Alexandra Maria Francisco Cravo
Joana Maria dos Reis Franco Cruz

Faculdade de Economia (FE)
Luís Miguel Serra Coelho
João Carlos de Almeida Vidal

Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB)
José Eduardo Marques Bragança
Bruno Miguel Lucas Morgado

Instituto Superior de Engenharia (ISE)
Patrícia Alexandra Reis Nunes
Rui Mariano Sousa da Cruz

Mais informação sobre os prémios e os premiados aqui.