As candidaturas ao Programa BrightStart, promovido pela Deloitte, na Universidade do Algarve (UAlg), decorre, de 26 de julho a 22 de agosto.
Trata-se de uma iniciativa de aceleração de competências na área das tecnologias informáticas, que permite aos estudantes finalistas do ensino secundário adquirirem, enquanto estudam, conhecimentos práticos em ambiente real de trabalho, preparando-os para a vida profissional.
Após Setúbal, Leiria e Viseu, esta é a primeira vez que o BrightStart acontece no Algarve onde estarão disponíveis 22 vagas.
A participação neste programa inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo todos os custos académicos suportados pela Deloitte, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Informáticas.
O valor da bolsa é progressivo e depende do desempenho académico-profissional do estudante ao longo do curso.
O programa tem duração de cinco anos durante os quais os alunos irão completar um CTeSP e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura na área das Tecnologias Informáticas.
Sessões de esclarecimento online dirigidas a alunos ou encarregados de educação
Nos dias 27 de julho, 05, 12 e 19 de agosto, às 18h30, irão decorrer sessões de esclarecimento online dirigidas a alunos ou encarregados de educação interessados em esclarecer todas as questões sobre o CTeSP e o programa BrightStart.
Os links de inscrição estão disponíveis no site da Deloitte.
Para Paulo Pessanha de Almeida, partner da Deloitte, «este é um programa totalmente inovador, centrado em cada um dos alunos que o integram, dando instrumentos de trabalho que complementam o plano curricular e de estudo com casos práticos em ambiente real de trabalho. Este programa prepara e até insere estes novos talentos no mercado de trabalho».
O BrightStart representa uma oportunidade para os jovens estudantes desenvolverem competências-chave na sua futura área de trabalho, colaborando com as equipas de especialistas da Deloitte.
A duração deste programa está alinhada com o calendário académico e o plano de formação inclui unidades curriculares como Programação, Tecnologias de Mercado, Tecnologias Emergentes, metodologias ágeis de desenvolvimento de software, entre outros.
O programa nasceu em Belfast, com a Deloitte e a Universidade de Ulster, e foi lançado pela primeira vez em Portugal com o Instituto Politécnico de Setúbal em 2017.
O sucesso desta iniciativa originou, nos anos seguintes, o alargamento da rede nacional ao Politécnico de Leiria, ao Politécnico de Viseu e agora à Universidade do Algarve.
A primeira fase de candidaturas online decorre de 26 de julho a 22 de agosto.