Intercâmbio de jovens europeus promoveu limpezas de lixo em Tavira

  • Print Icon

Tavira acolheu intercâmbio de Jovens Erasmus+ «From Land to Ocean» organizado pela Associação Liláz.

Um grupo de 20 jovens adultos de quatros países (Portugal, Itália, Chéquia e Croácia) participaram num conjunto de atividades com base em métodos de educação não formal e na participação ativa em campanhas de limpeza, entre 7 e 14 de maio, em Tavira.

A iniciativa foi promovida pela Liláz, uma associação sem fins lucrativos de carácter juvenil sediada em Silves, com o apoio do Projeto Gea, um movimento voluntário para um planeta
melhor. Este intercâmbio europeu de jovens insere-se no Programa Erasmus+ e teve por mote «From Land to Ocean».

Foi inspirado no projeto Gea que tem vindo a implementar campanhas de limpeza em Portugal desde 2019, onde tem vindo a encontrar lixo em caminhadas nas montanhas, nas ruas das cidades, nos canais intertidais da Ria Formosa, ou mesmo durante mergulhos no oceano.

Por isso, o intercâmbio focou-se nos diferentes locais onde pode ser encontrado lixo, gradualmente seguindo o seu caminho desde a terra até ao oceano.

Os objetivos principais do projeto foram «sensibilizar os participantes para a problemática do lixo produzido pela espécie humana e dar-lhes a perceber o tipo e densidade consoante o local onde se encontram, enquanto consciencializando para a importância de nos reconectarmos com a natureza», explica a Associação Liláz.

As atividades de principal destaque foram uma apanha de beatas de cigarros em Tavira. Os participantes, divididos em grupos, recolheram pontas de cigarro e criaram desenhos, slogans e poemas. Estas serão agora doadas à Rede Biatakí para serem recicladas através de técnicas de cultivo de cogumelos, um processo que visa a sua descontaminação, onde o produto final será utilizado na construção de uma pequena casa para sensibilização. Os participantes conseguiram recolher quase 9000 beatas.

Tavira acolheu intercâmbio de Jovens Erasmus+ «From Land to Ocean» organizado pela Associação Liláz, entre 7 e 14 de maio.

Depois, «fizemos uma atividade de limpeza de praia na Ilha de Tavira, onde encontrámos material de pesca e microplásticos, e conseguimos recolher 17 quilos (kg) de lixo. Por fim, uma ação de limpeza na Ria Formosa, neste ecossistema vital para a biodiversidade e também para a comunidade humana. Durante esta atividade, encontrámos todo o tipo de resíduos, desde uma bicicleta, uma grande rede de pesca ou um colchão. No total, foi possível recolher 98 kg de lixo».

Esta abordagem permitiu capacitar os jovens com uma perspectiva prática para recolher e analisar eficazmente resíduos e dotá-los de conhecimentos e competências para explorar diferentes formas de ajudar o ambiente de forma responsável.

O Erasmus+ é o Programa Europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período de 2021 e 2027.

Este programa não se destina apenas a estudantes. É aberto a qualquer pessoa e oferece diversas oportunidades para os cidadãos europeus de estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência fora do seu país.

Entre outros, o Erasmus+ promove o desenvolvimento pessoal e profissional de cidadãos, o crescimento sustentável, a coesão social e o reforço da identidade europeia.

Em Faro, também existe uma iniciativa no âmbito do projeto Gea, nascido na pandemia.