Silves lança desafio da compostagem às escolas básicas do concelho

  • Print Icon

Câmara Municipal de Silves está a implementar o projeto «Silves a Compostar da Serra ao Mar» nas Escolas do Ensino Básico do concelho.

A Escola EB1 da Amorosa foi a primeira a receber um compostor, no dia 18 de outubro, dando assim início à compostagem nas escolas e consolidando o projeto já em curso em todo o concelho.

Esta iniciativa tem como objetivo familiarizar os alunos com o processo de compostagem, promovendo a adoção de boas práticas ambientais entre os mais novos, nomeadamente através da aprendizagem da valorização dos resíduos orgânicos e transformação em composto.

O reaproveitamento dos resíduos orgânicos que acabariam desaproveitados, num aterro, se fossem para o lixo, irão servir para fertilizar os jardins e as hortas escolares, evitando assim o desperdício e emissões de CO2.

«Trata-se de um projeto-piloto» que o município pretende «estender às outras escolas, proporcionando a todos os envolvidos bons momentos de aprendizagem em prol de um futuro mais sustentável», afirma a autarquia.