São Brás debate hoje os «Usos e abusos das redes sociais»

  • Print Icon

Os «Usos e abusos das redes sociais» são o tema do terceiro encontro de março do Ciclo de Conversas «Escola em Casa… e agora», apoiado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e marcado para hoje, 17 de março, às 21h30, através de plataforma online.

Para abordar este tema, juntam-se à conversa Inês Marinho, fundadora do Movimento #naopartilhes; Marlene Guerreiro, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de São Brás de Alportel e Jorge Ascensão, presidente do Conselho Executivo da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), que vão partilhar experiências e conhecimentos, com o objetivo de sensibilizar para este problema e encontrar soluções.

Numa época em que o mundo digital deixou de ser tão recreativo para ser também o ponto de convívio com familiares e amigos, assim como a sala de aula, são cada vez mais as crianças e os jovens que usam aparelhos eletrónicos com acesso à internet, uma realidade que tem vindo a unir esforços para uniformizar o acesso às novas tecnologias na área da educação.

Ao mesmo tempo, sabemos que o Facebook reportou que o número de queixas relativas a conteúdos não autorizados ou de índole pornográfica tem vindo a aumentar, estimando-se que sejam apresentadas 57 denúncias por hora só nesta rede social. «Um problema transversal que afeta crianças, jovens, adultos e seniores a nível global», considera o município de São Brás de Alportel.

Este evento é de participação gratuita mas requer a inscrição que pode ser efetuada online (aqui). Para mais informações ou dúvidas, estão ainda disponíveis o telemóvel 924 136 474 ou o e-mail.

A iniciativa é organizada pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pelo Projeto «Jovens Seguros <> Famílias Felizes», com a colaboração do município de São Brás de Alportel, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Associação Ensinar a Sorrir e Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP).