Olhão apetrecha escolas com material de educação física

  • Print Icon

Município investiu, no início deste ano letivo, cerca de 25 mil euros em material de educação física, cujos destinatários foram os 113 grupos/turmas dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e de 1º Ciclo do concelho.

Os objetivos da autarquia, com esta ação, passam por estimular a participação das crianças olhanenses em atividades que promovam um estilo de vida mais saudável, contrariando os hábitos sedentários. Esta é já a segunda fase de um processo que se iniciou durante o ano letivo passado.

Assim, os alunos dos estabelecimentos contemplados já têm à sua disposição materiais como blocos de módulos de motricidade, plintos, arcos, bastões, bolas e cintos de râguebi, elásticos de resistência, bancos suecos, sacos de rede, bolas de ténis em espuma, kit’s de orientação, bolas de futebol, raquetes e bolas de ténis, entre outros.

A aquisição deste tipo de equipamento foi realizada para «ir ao encontro das necessidades de cada escola, tendo em consideração o material já existente, uniformizando-o», refere o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, que considera esta «mais uma demonstração da importância que damos à educação e às crianças do nosso concelho».

O apetrechamento das escolas olhanenses teve ainda em conta as necessidades exigidas para a realização da prova de aferição de educação física do 2º ano.

«Esta é mais uma iniciativa do município desenvolvida no sentido de promover uma política educativa que garanta a igualdade de acesso à escola pública, possibilitando o sucesso educativo, para promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças do ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo», explica a autarquia em nota de imprensa.

Este investimento surge igualmente no sentido de dar resposta «às exigências atuais de uma escola inclusiva, para promover melhores aprendizagens para todos os alunos e operacionalizar o perfil de competências a desenvolver».

Com este propósito são também dinamizadas as aulas de educação física, realizadas semanalmente em regime de coadjuvação, entre os profissionais de desporto do município de Olhão e as educadoras e professores titulares dos 113 grupos/turmas do pré-escolar e 1º Ciclo de todo o concelho.