Novos estudantes da UAlg recebidos no Pavilhão da Penha

  • Print Icon

Os caloiros da Universidade do Algarve (UAlg) foram recebidos em cerimónia por Paulo Águas e Rogério Bacalhau.

Foram mais de 1300 os novos estudantes, nacionais e internacionais, que ingressaram na Universidade do Algarve (UAlg) em Cursos Técnicos Superiores Especializados (CTeSP) e em licenciaturas, a participarem na sessão de boas-vindas que decorreu esta manhã, pelas 9h00, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.

Neste ano letivo, no total, entre todos os níveis de ensino (CteSP), licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento), é esperado o ingresso de mais de 3500 estudantes.

Paulo Águas, Reitor da UAlg, felicitou os novos estudantes pela «escolha certa» e, em relação ao novo ano letivo que agora se inicia, lembrou que «tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil alunos» a frequentar a academia algarvia.

Já no que toca aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso, Paulo Águas destacou que «uma boa parte não é oriunda do distrito Faro».

O Reitor aproveitou ainda a sessão para cumprimentar os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte provenientes da América do Sul, como é o caso do Brasil e Equador, garantindo ainda: «tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível».

Ainda de acordo com Águas, atualmente em Portugal mais de cinquenta por cento dos jovens, com 20 anos, encontra-se a frequentar o Ensino Superior, sendo que, em 2030, o país ambiciona ter sessenta por cento.

«Estamos finalmente acima da média comunitária, mas globalmente ainda muito atrasados e temos de recuperar. Se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o Ensino Superior em Portugal, estávamos acima da média comunitária. Mas, se considerarmos toda a população ativa, de todas as faixas etárias, ainda estamos muito atrás da média. Por isso, temos de continuar a apostar na qualificação», assegurou.

«Aproveitem, disfrutem, vivam com intensidade, aprendam muito e sejam curiosos!», concluiu o Reitor.

Por sua vez, Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), apresentou total disponibilidade para ajudar os novos estudantes, referindo: «a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber».

No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, «perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar».

Por fim, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o Reitor referiu que «a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional».

Segundo o edil, «esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a Universidade tem hoje mais estudantes e diplomados», dando como exemplo os prémios e a presença da academia algarvia nos rankings internacionais.

«Juntos, trabalhando em cooperação, somos mais fortes, podemos com facilidade originar valor, diversificar a nossa base económica, apostar na preparação de melhores profissionais e na criação de emprego qualificado», finalizou Bacalhau.

Até 26 de setembro, de forma a acolher e integrar os novos estudantes, vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas. Todas as dinâmicas são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória que pode ser feita aqui.