Lagoa volta a promover Encontro de Inovação na Educação

  • Print Icon

A quarta edição do Encontro Municipal de Inovação na Educação de Lagoa juntos todos os agrupamentos de escolas e a academia.

O município de Lagoa promoveu o IV Encontro Municipal de Inovação na Educação: «Partilha de boas práticas», numa iniciativa que envolveu a equipa da Universidade do Algarve (UAlg) e os agrupamentos de escolas do concelho, no passado dia 13 de setembro de 2022.

No âmbito de um processo alargado e de melhoria de toda a comunidade educativa, a Câmara Municipal de Lagoa voltou a realizar um encontro que teve como objetivo a partilha de boas práticas entre a comunidade escolar.

Ao longo do dia, foram 17 as apresentações que refletiram a riqueza, a diversidade e a inovação de práticas pedagógicas, desde o Pré-escolar até ao ensino Secundário, das mais diversas áreas e em articulação com os diversos intervenientes educativos.

Foram apresentadas um conjunto de práticas que abarcaram diferentes objetivos, tais como:

  • Conhecer a identidade cultural do território;
  • Observar a ciência como parte integrante da vida além do espaço da sala de aula;
  • Promover o processo de ensino-aprendizagem-avaliação;
  • Reduzir o tempo despendido pelos docentes na execução das suas tarefas diárias;
  • Sensibilizar para uma cultura de escola onde todos encontrem oportunidades para aprender e a ser empáticos.

As emoções, os afetos e as competências socioemocionais foram também abordadas, reforçando a sua importância no desenvolvimento global e no sucesso escolar dos alunos.

Foram ainda dadas a conhecer práticas pedagógicas que permitiram favorecer momentos de partilha e de articulação curricular entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo, enquanto estratégia de suporte à qualidade da transição dos alunos.

Além destes aspetos, destaca-se ainda a pertinência das práticas que procuraram compreender a motivação dos alunos para a frequência no ensino Secundário no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira.

Este agrupamento trouxe um programa de desenvolvimento de competências que permite aos jovens realizar, com sucesso, as suas tarefas escolares, melhorar o seu rendimento escolar, ser autónomo e responsável pelo seu processo de aprendizagem.

Por fim, decorreu a apresentação de dois documentos orientadores do município de Lagoa (Plano Estratégico Municipal da Educação de Lagoa e o Programa de Atividades Educativas do Município de Lagoa).

Este foi um encontro que permitiu, uma vez mais, reunir um conjunto de práticas inspiradas num modelo de escola que visa promover o sucesso de todos, de uma cultura de autonomia, flexibilidade e de inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e da sociedade.

De acordo com Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, «este encontro é de extrema importância para o município e para a comunidade escolar. É um encontro que nos permite continuar a crescer e aprender, uns com os outros, e continuar a prestar um serviço de qualidade às nossas crianças e jovens, no que à área da educação diz respeito».