Lagoa reforça apoios aos estudantes no novo ano letivo

  • Print Icon

A Câmara Municipal de Lagoa irá reforçar o apoio dando aos e às estudantes que frequentam os estabelecimentos públicos do concelho.

A autarquia aposta no apoio à compra do material escolar para os alunos e as alunas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, através de vouchers de 25 euros cada, bem como na compra e distribuição dos cadernos de fichas aos estudantes do 1º ciclo e no transporte gratuito.

Há semelhança dos anos anteriores, o município de Lagoa irá oferecer o material escolar e os cadernos de fichas aos e às estudantes da rede publica do pré-escolar e do 1º ciclo, bem como o transporte escolar a todas e a todos os estudantes desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, incluindo, também, as e os estudantes do ensino secundário, residentes no concelho e que prossigam os seus estudos no âmbito da escolaridade obrigatória na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL), estudantes-atletas que integram o projeto UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento, mesmo que residentes nos concelhos limítrofes.

As duas grandes novidades e reforços são o apoio que será dado, pela primeira vez, em vouchers de 25 euros às e aos estudantes do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário, numa campanha que também irá ajudar o comercio local, para descontarem em material escolar, e o facto de ser o município a comprar os cadernos de fichas para todos os alunos do 1º ciclo, oferecer às escolas e estas distribuírem pelos alunos, evitando que os encarregados e as encarregadas de educação tenham que adquiri-los, sendo reembolsados posteriormente.

Os cadernos de fichas serão comprados tendo em conta os livros adotados por cada um dos Agrupamentos da rede publica e, tanto o material como os cadernos de fichas chegarão a cada uma das escolas no início do ano letivo.

Às e aos estudantes do 2º, 3º ciclos e do ensino secundário será atribuído um voucher de 25 euros no âmbito da campanha Val€ comprar no comércio local – Regresso às Aulas.

Estes vouchers serão também entregues no inicio do ano letivo com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas. Os jovens e os respetivos encarregados de educação poderão descontar o voucher em material escolar até 31 de dezembro nas papelarias do concelho aderentes:

  • Papelada e Companhia (Lagoa);
  • Cantinho da Vila Estômbar (Estômbar)
  • Cantinho da Vila Parchal (Coviran do Parchal);
  • Tudoffice (Parchal);
  • A Loja do Investidor (Parchal);
  • Papelaria Reis (Ferragudo).

Trata-se de um pacote de medidas com as quais a Câmara irá reforçar o apoio às e aos estudantes do seu concelho no próximo ano letivo.

Estas formas de apoio que o município de Lagoa pretende direcionar para as famílias que experimentam de uma forma generalizada muito mais dificuldades, face ao contexto de pandemia que se vive já há cerca ano e meio, pretendemos este ano letivo abranger todos os níveis de formação desde o pré-escolar ao ensino secundário, que enquadram a escolaridade obrigatória.

«Face ao contexto atual e às dificuldades que as famílias lagoenses estão a passar consideramos muito importante reforçar o apoio aos nossos e às nossas estudantes, alargando-o ao 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário. Temos a consciência que medidas como esta fazem toda a diferença na vida das famílias Lagoenses», afirma Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.