Jovens cientistas de todo o mundo debatem uso das algas na UAlg

  • Print Icon

O evento «Young Algaeneers Symposium» reúne mais de 100 jovens cientistas e profissionais do sector das algas, na Universidade do Algarve (UAlg), em Faro.

Os investigadores estao a debater os últimos avanços nas mais diversas áreas, tais como: novos alimentos, captura de carbono, biorrefinaria, biologia sintética, prospeção e seleção de estirpes e digitalização de processos biotecnológicos.

O «Young Algaeneers Symposium» é organizado por e para jovens com o apoio da a Associação Europeia de Biomassa de Algas (EABA), sendo que todos os anos é acolhido numa cidade europeia diferente, atraindo participantes de todo mundo.

Em edições anteriores, este evento já passou por Wageningen (Países Baixos), Montpellier (França), Oban (UK) e Malta.

O simpósio contou com apresentações de especialistas, sessões de networking e partilha de testemunhos de CEOs de empresas portuguesas (A4F, Algaplus e Sparos).

Ao longo desta iniciativa, os participantes têm vindo a apresentar posters científicos e a organizar-se em grupos de trabalho para debater as diferentes aplicações da tecnologia.

O programa inclui visitas à Necton, uma empresa portuguesa de Olhão especializada na produção de microalgas, ao Centro de Ciências Marinhas (CCMAR) da UAlg, e ao GreenCoLab, uma plataforma colaborativa com sede no campus de Gambelas que visa a transferência de conhecimento do sector das algas entre a academia, indústria e consumidores.

Amanhã, quinta-feira, dia 11 de maio, o evento estará aberto ao público e, além da apresentação dos resultados dos grupos de trabalho, também foi eleito a melhor apresentação científica.

O O «Young Algaeneers Symposium» é patrocinado pela Schott, A4F – Algae for Future, Algreen e Necton e contou com a presença de convidados Gao Fengzheng (ETH Zurich); João Varela (CCMAR); Anabela Raymundo (Universidade de Lisboa); Hugo Pereira (GreenCoLab); Carlos Unamunzaga (EABA/Fitoplancton Marino); Luis Costa (A4F); Helena Abreu (ALGAplus); Jorge Dias (Sparos); Joao Navalho (Necton); Jean-Paul Cadoret (EABA/Algama); Antoinette Kazbar (Universidade de Wageningen).

Fotos: Necton.