Fórum de educação OPTO regressa com prémio de sustentabilidade

  • Print Icon

Nona edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, em Albufeira, regressa em abril com um prémio de sustentabilidade.

O OPTO, um dos maiores fóruns de educação e formação do país está de regresso ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, de 26 a 28 de abril, este ano com uma novidade: a instituição de um prémio que visa distinguir, promover e premiar os estudantes que apresentem os melhores projetos no âmbito da Sustentabilidade.

O prémio, a ser atribuído anualmente, nesta que é a IX edição do OPTO, enquadra-se no subtema «Água». Podem concorrer estudantes a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade do concelho de Albufeira. O prazo para apresentação das candidaturas decorre até dia 31 de março.

«Este ano preparámos uma grande novidade no âmbito da realização da IX edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, a instituição, pela primeira vez, do Prémio Sustentabilidade, com o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem o pensamento crítico e a refletirem sobre uma das principais questões da atualidade, com destaque para a problemática da água, apresentando projetos em áreas diversificadas que podem ir da música e dança, ao documentário, reportagem fotográfica, aplicações informáticas ou mesmo ao Desporto», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O prémio tem como destinatários os estudantes a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade do concelho de Albufeira, que devem apresentar os seus projetos individualmente, estando excluída a possibilidade de coautoria.

Os projetos, que devem ser enquadrados no subtema «Água» podem ser apresentados nas seguintes áreas: música; dança/coreografia; pintura/desenho; escultura/cerâmica; literatura; filme/documentário, reportagem fotográfica; matemáticas; TIC (aplicações); desporto; ciências e outras.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 31 de março, através de formulário de candidatura próprio, disponível no portal do município em e enviado por email (age@cm-albufeira.pt), juntamente com os seguintes documentos:

  • Projeto a candidatar em formato digital (vídeo, fotografia, áudio ou outra forma de apresentação digital);
  • Comprovativo das várias etapas de construção/desenvolvimento do projeto (podem ser enviadas fotografias das várias etapas, vídeos ou outros formatos digitais)
  • Pitch (apresentação rápida e direta sobre o projeto em formato vídeo, com duração máxima de três minutos).

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Ambiente e do Empreendedorismo, destaca que se trata de uma «excelente oportunidade para os jovens refletirem sobre os problemas ambientais e com originalidade e criatividade falarem sobre as suas preocupações e eventualmente apresentarem soluções para em conjunto construirmos um mundo melhor».

O projeto vencedor para cada um dos escalões (9.º ano – 1.º escalão e 12.º ano – 2.º escalão) será anunciado no dia 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, local de realização da IX edição do OPTO.

O prémio tem natureza pecuniária e será atribuído da seguinte forma: 500 euros para o aluno do 9.º ano, autor do projeto vencedor (valor a ser utilizado na aquisição de material didático e/ou formação/workshops) e 2000 euros para o aluno do 12.º ano, autor do projeto vencedor (valor que poderá ser utilizado para pagamento de propinas, formação especializada, ou abertura da própria empresa.

Para mais informação, os interessados devem consultar as normas de participação aqui.