• Print Icon

A VisionWare, empresa portuguesa dedicada à Segurança de Informação, e a Universidade do Algarve (UAlg), cooperam para reforçar o ensino especializado no sector da cibersegurança.

A VisionWare, empresa portuguesa dedicada à Segurança de Informação, e a Universidade do Algarve (UAlg), entidade reconhecida pela qualidade do seu ensino em diversos campos, nomeadamente nas áreas das Ciências e Tecnologias, oficializam um acordo de protocolo estratégico.

Esta iniciativa tem como objetivo estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades, mas também de reforçar o ensino especializado no setor da Segurança da Informação, e em particular, na área de atuação específica da cibersegurança.

A assinatura do novo protocolo decorre no âmbito da estratégia de Employer Branding da VisionWare, que este ano viu as suas principais áreas de atuação e serviços crescerem de forma exponencial. Neste sentido, a empresa portuguesa decidiu apostar no fortalecimento da sua estrutura interna de gestão de recursos humanos, de forma a dar resposta célere a todas as solicitações dos seus clientes e das próprias exigências de mercado.

De salientar também a colaboração conjunta e sinergias que se pretendem desenvolver entre a VisionWare e a UAlg, no âmbito da nova Pós-Graduação em Cibersegurança, uma aposta sólida desta universidade a arrancar já no mês de outubro, reflexo da atual necessidade e tendência urgente sentida pelo mercado empresarial português na formação e crescente especialização de novos profissionais na área específica da cibersegurança.

«Temos vindo a verificar que uma das formas de dar resposta às necessidades deste mercado ao nível de recursos humanos especializados é através da aproximação estratégica entre o meio académico e empresarial. É neste sentido que estamos a trabalhar fortemente no desenvolvimento de parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento de competências e de inovação, especialmente nas áreas da cibersegurança. Do lado da VisionWare centramo-nos, de facto, na captação de talentos e dos melhores alunos vindos diretamente destas instituições de ensino superior para obterem a sua profissionalização e entrada no mercado de trabalho. No caso concreto da Universidade do Algarve, conseguiremos promover uma maior cooperação entre a VisionWare e a equipa CSIRT.UAlg, isto é, a equipa da UAlg que está dedicada à resposta a incidentes de segurança», explica Bruno Castro, CEO da VisionWare.

«A Universidade do Algarve assume-se como uma referência nacional na investigação e ensino da engenharia informática e engenharia eletrotécnica e de computadores, e integra ainda a Faculdade de Ciências e Tecnologia que apresenta uma grande oferta de formação, licenciaturas, mestrados, pós-graduações, entre outros cursos nas áreas de ligação entre a informática e a cibersegurança. Por tudo isto, parcerias neste âmbito, acabam por ser uma mais-valia para a nossa oferta curricular e, consequentemente, para os nossos alunos. Esta parceria trará, acima de tudo, troca de informação pertinente e relevante, incluindo o desenvolvimento de iniciativas e outros projetos de interesse reconhecido por ambas as instituições», acrescenta Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve.

Este tipo de colaborações entre a VisionWare e as Universidades são uma das grandes apostas da sua estratégia de negócio para 2022, tanto na esfera nacional como na internacional.

Até ao final deste ano, a empresa portuguesa prevê reforçar as suas equipas especializadas com talento formado em áreas científico-tecnológicas nas suas principais vertentes de atuação nos mercados onde opera. Neste sentido, a VisionWare conta já com diversas parcerias nacionais – com o Instituto Politécnico de Leiria e de Bragança, a Universidade Lusófona do Porto, e agora a Universidade do Algarve – e a nível internacional, destaca-se a Universidade do Mindelo (Cabo Verde), celebrado em maio passado, estando ainda alinhado um protocolo com a Universidade Pública de Cabo Verde.

Foi ainda assinado um Memorando de Entendimento (MoU) em maio, entre o NOSi Akademia (Núcleo Operacional da Sociedade de Informação) e a VisionWare, na qualidade de única tecnológica portuguesa representante no projeto bandeira do Governo Cabo-Verdiano para a promoção da transição digital das Organizações e o impulsionamento do emprego jovem e oportunidades de carreira na área da cibersegurança.

A VisionWare prevê ainda o fecho de mais seis protocolos de parceria com instituições nacionais de ensino superior de referência neste setor de atividade.

A VisionWare é uma empresa portuguesa, fundada em 2005 e especializada em segurança de informação: cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e intelligence.

Reconhecida como detentora de capacidade técnica relevante por instituições portuguesas e estrangeiras ligadas à justiça e com interesse no tema da segurança, a VisionWare tem estado envolvida em diversos projetos internacionais e apoiados pela UE.

Atualmente, a VisionWare está presente em diferentes geografias tendo alcançado dimensão mundial através dos seus inúmeros projetos de relevo. Tem conquistado a confiança dos seus clientes nacionais e internacionais, e o reconhecimento da comunidade e das principais entidades reguladoras do sector.