COVID-19: Aulas online em Portimão iniciaram «dentro da normalidade»

  • Print Icon

Para tornar possível o recomeço das aulas online, na sequência do atual confinamento devido à COVID-19, o município de Portimão avançou com várias medidas, em articulação com as direções dos cinco Agrupamentos Escolares do concelho.

A Câmara Municipal de Portimão foi parte ativa deste regresso às aulas em formato digital, disponibilizando aos alunos computadores e tablets com acesso à Internet e fornecendo refeições diárias.

Os tablets, num total de 884 unidades, foram adquiridos no mês de abril de 2020 pela autarquia, destinando-se a alunos do Ensino Básico e visando assegurar e promover a igualdade de oportunidades no acesso à Educação.

Também estão a ser utilizados computadores do Ministério da Educação, no sentido de possibilitar às crianças acompanharem o Plano Nacional de Ensino à Distância.

Além dessa medida, são atualmente servidas mais de 400 refeições por dia em oito refeitórios escolares, quer no regime take-away, quer presencialmente.

Neste último caso, são abrangidos os alunos com apoio social que, a título excecional, continuam a frequentar as escolas. 

Por outro lado, 37 alunos já se encontram a frequentar uma escola de acolhimento, todos eles filhos de profissionais de saúde, de elementos das forças de segurança e de outros trabalhadores de serviços públicos considerados essenciais.

A medida, adotada na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas no âmbito da COVID-19, visa permitir o cumprimento de deveres laborais por parte dos profissionais que não têm onde deixar os seus filhos.