Corrida da Paz vai passar pelas escolas de Vila Real de Santo António

  • Print Icon

A Corrida da Paz, a maior a nível mundial com a Tocha da Paz, vai chegar ao Agrupamento de Escolas D. João I, em Vila Real de Santo António.

O município de Vila Real de Santo António prepara-se para receber a «Peace Run», ou Corrida da Paz, em português, na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 9h30.

A maior prova de estafeta do mundo com a Tocha da Paz vai passar por três estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas D. José I: EB de Monte Gordo, EB1/JI Caldeira Alexandre e EB1/JI António Aleixo.

Este evento humanitário mundial pretende promover a amizade e a compreensão internacionais, tendo já passado por 155 países e contado com mais de 635 mil quilómetros percorridos.

Desde 1987, data em que foi fundada, mais de 7 milhões de pessoas já participaram na Corrida da Paz.

Na prática, trata-se de um grupo internacional de voluntários, em corrida de estafeta, que transporta a Tocha da Paz e visita escolas, associações e grupos desportivos em vários países, levando-a a todas as comunidades locais.

Às crianças transmitem-lhes a mensagem de Sri Chinmoy, visionário da paz e criador desta iniciativa: «a paz começa dentro de cada um de nós. O primeiro passo é o teu!».

Recorde-se que várias personalidades já participaram no evento, partilhando as suas esperanças num mundo mais harmonioso.

São os casos do Papa Francisco, Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Mikhail Gorbachev, Nelson Mandela, Carl Lewis, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Furtado, Dulce Félix, Rui Costa, Sérgio Conceição, Nuno Delgado, entre muitos outros.