Assinaturas eletrónicas nas instituições de ensino.
Antes da pandemia, a maioria das instituições de ensino usava documentos em papel para a sua administração interna.
Hoje, com o mundo cada vez mais digital, é importante estas instituições se adaptarem a esta realidade para agilizarem os seus processos e manterem uma gestão saudável. Vejamos como as assinaturas eletrónicas podem ser úteis no próximo parágrafo.
Com o começo de um novo ano letivo, é necessário a preparação de documentos para a matrícula dos alunos.
Usar documentos em papel é um pouco inconveniente para muitos pais, que têm muitas vezes dificuldade em conciliar o horário de trabalho com a vida escolar dos filhos.
E com a incerteza que vivemos devido à pandemia, é melhor evitar muitos encarregados de educação num recinto escolar.
Assim, digitalizar este processo traria vantagens tanto para a escola como para os pais.
Ao usar uma ferramenta de assinatura eletrónica, as escolas podem carregar o documento PDF e solicitar aos encarregados de educação o preenchimento das informações necessárias e as suas assinaturas.
Já em pleno ano letivo e graças ao desconfinamento, muitas escolas têm a intenção de retomar as visitas de estudo ou as atividades extracurriculares, sendo assim necessária a autorização dos responsáveis.
Neste caso, ter a possibilidade de assinar online evita o esquecimento de entrega dos documentos aos pais e posteriormente aos professores.
Por outro lado, as assinaturas eletrónicas evitam também demoras na negociação e fecho de contratos com fornecedores, visto que deixa de ser necessário gastar tempo e recursos financeiros para enviar documentos pelo correio.
Esperamos ter ajudado a compreender melhor as assinaturas eletrónicas e como elas podem agilizar os processos internos de todas as instituições de ensino.