Castro Marim leva «Alojamento Local para Aves» à Escola Básica

  • Print Icon

Alunos instalaram e vão monitorizar as caixas-ninho.

O município de Castro Marim promoveu na passada terça-feira, dia 22 de março, no âmbito do Dia Mundial da Árvore celebrado a 21 de março, uma atividade de sensibilização e educação ambiental, dinamizada pela Associação Vita Nativa para o 3º ciclo da Escola Básica de Castro Marim.

A ação, no âmbito do projeto «Alojamento Local para Aves», desenvolvido em 2020, teve a particularidade de envolver os alunos na construção e instalação das caixas-ninho para espécies de aves da região, como o chapim, proporcionando assim uma maior ligação com este projeto.

As caixas-ninho foram instaladas na sede do Agrupamento de Escolas de Castro Marim e cabe agora aos estudantes a monitorização dos futuros ninhos.

O «Alojamento Local para Aves» tem o objetivo de promover a diversidade de avifauna em todo o Algarve, demostrando todos os benefícios que a fixação das espécies-alvo aporta à sociedade e ao seu bem-estar.

Constitui um contributo muito importante no controle biológico de espécies suscetíveis de constituir pragas urbanas, como é o exemplo da lagarta-do-pinheiro e de espécies de roedores, desempenhando também um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.