Círculo das Associações de Pais e Encarregados de Educação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Olhão organiza a Marcha das Luzes pela Tolerância.
O Círculo das Associações de Pais e Encarregados de Educação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Olhão (CAPEEAECO), apela à participação na Caminhada de Apoio pela Tolerância, que se irá realizar na quarta-feira, dia 16 de novembro, às 18h30.
«A tolerância é um tema que é cada vez mais pertinente numa sociedade onde se assiste a uma intensificação da intolerância social, onde a violência e terrorismo, bem como atos de intimidação contra pessoas que exercem a sua liberdade de opinião e de expressão são cada vez mais», explica a organização.
Neste sentido, «é necessário defender a tolerância onde se aceita que todo o indivíduo tem a livre escolha das suas convicções e que o outro tem o direito de desfrutar da mesma liberdade. Hoje, confunde-se dar opinião com impor a opinião de forma fundamentalista, anulando-se todos os pontos de vista diferentes e urge reparar esta onda crescente de intolerância».
Assim, a CAPEEAECO realiza uma marcha com este tema, a passar em todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Olhão deixando um sinal, para sensibilizar e a despertar as comunidades escolares para esta problemática.
Para participar basta comparecer no Jardim do Pescador Olhanense às 18h30. Também é possível fazer uma inscrição aqui.
Os interessados devem trazer boa disposição e a sua própria garrafa de água. No local da partida será entregue uma luz pela tolerância.
A caminhada é de seis quilómetros em terreno urbano e passará por sete escolas do concelho nas quais será colocada uma lona com a mensagem «Aqui somos tolerantes». A duração prevista é de duas horas.
Segundo a organização, esta é «uma marcha para toda a comunidade escolar e todos aqueles que acham que esta causa é tanto nossa quanto vossa! Todos são bem-vindos».