Alcoutim: Intercâmbio internacional de jovens da Associação Liláz foi um sucesso

  • Print Icon

O intercâmbio internacional de jovens que decorreu no mês de março em Alcoutim, organizado pela Associação Liláz, foi um sucesso.

O intercâmbio internacional de jovens «No Water, No Life», envolvendo um grupo internacional de quatro países da União Europeia (Portugal, Espanha, Grécia e Croácia), e que se focou no importante papel da água e como ela está conectada com o nosso quotidiano, decorreu em Alcoutim, entre os dias 6 e 14 de março.

Com o Rio Guadiana como pano de fundo os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades interativas baseadas em métodos de Educação Não Formal com ênfase no poder das atividades de voluntariado ambiental e ciência cidadã.

Durante a semana em que decorreu o intercâmbio foram realizadas ações de controlo de plantas exóticas invasoras, campanhas de limpeza, a monitorização da qualidade ecológica da ribeira da Foupana e diferentes momentos de reflexão e partilha de boas práticas, tendo as atividades culminado com uma exposição pública no centro da vila de Alcoutim, com o intuito de sensibilizar a população para a importância da preservação da água e que contou com a visita de várias pessoas.

O intercâmbio organizado pela Associação Liláz, um coletivo de carácter juvenil, sediada em Silves, que desde 2012 dinamiza experiências de mobilidade internacional, contou com o financiamento do programa Erasmus+ e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Associação Inter-vivos, assim como o envolvimento de diversos estabelecimentos comerciais da vila.

De momento a Associação Liláz já se encontra a preparar o próximo intercâmbio internacional de jovens «From Land to Ocean» que terá lugar em Tavira entre os dias 7 e 14 de maio.

Todos os jovens entre os 18 e os 30 anos que estejam interessados em se inscrever ou em receber mais informações podem contactar a Associação Liláz através de e-mail (interlilaz@sapo.pt), até ao dia 16 de abril.