Agrupamento de Olhão distinguido com prémio boas práticas Erasmus

  • Print Icon

O projeto Erasmus+ «My Story – Our Europe», coordenado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira (AEPPN), de Olhão, foi distinguido com o prémio Boas Práticas ERASMUS+ Ensino Escolar 2020.

Este projeto partiu do conceito de Storytelling, que é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, envolvendo emocionalmente os interlocutores.

Esta metodologia permitiu explorar e incrementar a criatividade dos alunos e ainda encorajar práticas de inclusão.

Ao longo do projeto foi proposto aos alunos dos quatro países envolvidos (Portugal, Roménia, Turquia e Itália) que explorassem interpretativa e criativamente histórias dos seus países e de outros países da Europa, dando a conhecer personagens e situações culturalmente ricas.

Segundo Carla Cássio, docente do AEPPN, «os alunos aderiram com muito entusiasmo ao desafio que lhes foi lançado no sentido de explorar a herança cultural europeia. Ao longo dos dois anos, leram, selecionaram e criaram apresentações de histórias utilizando diferentes metodologias, como dramatização e sombras chinesas, vídeos animados recorrendo a plasticina e desenho e ainda livros eletrónicos».

Todas estas atividades «permitiram a inclusão de alunos com menor acesso a contextos de aprendizagem e formação sociocultural em ambiente internacional, promovendo não só a tolerância e a cooperação, mas também a aquisição e melhoria de competências linguísticas, constituindo uma mais-valia para todos os que nele participaram».