Barlavento https://barlavento.sapo.pt Notícias do Algarve Sun, 07 Aug 2022 23:56:12 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 Louletano e Albufeira Futsal Clube disputam Supertaça do Algarve https://barlavento.sapo.pt/desporto/louletano-e-albufeira-futsal-clube-disputam-supertaca-do-algarve Sun, 07 Aug 2022 23:54:27 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229326 Bilhetes são gratuitos. As equipas do Louletano Desportos Clube e do Albufeira Futsal Clube, campeão da 1ª Divisão Distrital e vencedor da Taça do Algarve nas últimas edições das provas, respetivamente, terão a oportunidade de disputar a Supertaça do Algarve de Futsal no dia 27 de agosto, às 20h00, no Portimão Arena. Este será o […]

O conteúdo Louletano e Albufeira Futsal Clube disputam Supertaça do Algarve aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Bilhetes são gratuitos.

As equipas do Louletano Desportos Clube e do Albufeira Futsal Clube, campeão da 1ª Divisão Distrital e vencedor da Taça do Algarve nas últimas edições das provas, respetivamente, terão a oportunidade de disputar a Supertaça do Algarve de Futsal no dia 27 de agosto, às 20h00, no Portimão Arena.

Este será o primeiro troféu da temporada.

O jogo terá entrada livre, com apresentação obrigatória de bilhete que poderá ser levantado a partir do dia 22 de agosto.

A Supertaça do Algarve de Futsal da época desportiva 2022/2023 integra o programa do Record International Masters Futsal.

O conteúdo Louletano e Albufeira Futsal Clube disputam Supertaça do Algarve aparece primeiro em Barlavento.

]]>
FC Ferreiras procura talentos do futebol feminino em treino aberto https://barlavento.sapo.pt/algarve/fc-ferreiras-procura-talentos-do-futebol-feminino-em-treino-aberto Sun, 07 Aug 2022 23:54:25 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229328 Participação não requer pré-inscrição. A secção de futebol feminino do Futebol Clube de Ferreiras (FCF) vai realizar um treino aberto no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h00, no Estádio da Nora, com vista à atração de novos talentos, numa iniciativa que não requer pré-inscrição. Este projeto do clube albufeirense iniciou-se em […]

O conteúdo FC Ferreiras procura talentos do futebol feminino em treino aberto aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Participação não requer pré-inscrição.

A secção de futebol feminino do Futebol Clube de Ferreiras (FCF) vai realizar um treino aberto no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h00, no Estádio da Nora, com vista à atração de novos talentos, numa iniciativa que não requer pré-inscrição.

Este projeto do clube albufeirense iniciou-se em outubro de 2018, numa vertente não competitiva, estreando-se no Campeonato Nacional Feminino de sub-19 na época 2019/2020.

Apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia, o projeto continuou a ser aposta do clube que, na época passada, decidiu dar o salto competitivo e participar na III Divisão Nacional Feminina.

Após ficar pela primeira fase da competição, a equipa participou na Taça Nacional Feminina de Promoção.

Para sustentar esta modalidade, foi criada uma equipa sub-14, que participou no Campeonato Distrital de Infantis de Futebol 7 da Associação de Futebol do Algarve, onde alcançou a fase de Apuramento de Campeão.

Segundo os responsáveis do emblema de Ferreiras, «este é um projeto que começou num sonho e que se foi construindo com passos firmes e sustentados, não deixando de crescer apesar de muitas dificuldades».

O objetivo do clube nesta época é a continuação no Campeonato Nacional da III Divisão e a construção de um plantel júnior (sub-19), sendo certo que «a ambição não ficará por aqui. Queremos continuar a crescer enquanto equipa, mas acima de tudo na concretização de sonhos e na formação biopsicossocial e desportiva das jovens algarvias».

O conteúdo FC Ferreiras procura talentos do futebol feminino em treino aberto aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Luís Costa vence corrida da Taça do Mundo no Canadá https://barlavento.sapo.pt/destaque/luis-costa-vence-corrida-da-taca-do-mundo-no-canada Sun, 07 Aug 2022 09:34:57 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229322 Luís Costa continua em grande na Taça do Mundo de Paraciclismo, no Quebec, Canadá. Depois da medalha de prata no contrarrelógio, o representante de Portugal subiu um patamar no pódio e venceu ontem a prova de fundo de classe H5. A uma semana do Campeonato Mundial, que também vai realizar-se no Canadá, Luís Costa dá […]

O conteúdo Luís Costa vence corrida da Taça do Mundo no Canadá aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Luís Costa continua em grande na Taça do Mundo de Paraciclismo, no Quebec, Canadá.

Depois da medalha de prata no contrarrelógio, o representante de Portugal subiu um patamar no pódio e venceu ontem a prova de fundo de classe H5.

A uma semana do Campeonato Mundial, que também vai realizar-se no Canadá, Luís Costa dá mostras de excelente forma. Nos 61,6 quilómetros de ontem provou estar num nível muito superior à concorrência.

Luís Costa começou por destacar-se na companhia do polaco Krzyzstof Plewa, mas também deixou para trás este rival para impor-se em solitário.

O português chegou 28 segundos antes do polaco e 55 segundos à frente do italiano Diego Colombari, que ficaram com as restantes posições de pódio.

Flávio Pacheco estreou-se ontem na etapa canadense da Taça do Mundo, depois de ter falhado, anteontem, a participação no contrarrelógio, porque, na altura, a sua handbike estava extraviada.

Ressentindo-se da paragem forçada, por falta de equipamento, Flávio Pacheco não conseguiu acompanhar os melhores nos 61,6 quilómetros da corrida deste sábado para a classe H4. O português foi o décimo classificado, a uma volta dos melhores.

A medalha de ouro viaja para a Áustria, na bagagem de Thomas Frühwirth. Quem lhe deu mais luta foi o francês Mathieu Bosredon, a 22 segundos. O terceiro classificado foi o polaco Rafal Wilk, a uns já distantes 3m10s.

A participação nesta ronda da Taça do Mundo termina no hoje, domingo. Bernardo Vieira, em C1, e Telmo Pinão, em C2, partem às 13h00 para as respetivas provas de fundo, que também terão 61,6 quilómetros.

O conteúdo Luís Costa vence corrida da Taça do Mundo no Canadá aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Junta de Freguesia de Armação de Pêra faz deservagem da via pública https://barlavento.sapo.pt/algarve/junta-de-freguesia-de-armacao-de-pera-faz-deservagem-da-via-publica Fri, 05 Aug 2022 16:59:54 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229317 Empresa externa contratada para o efeito. A Junta de Freguesia de Armação de Pêra, através de uma empresa contratada para o efeito, levou a cabo desde a última terça-feira, dia 2 de agosto, trabalhos de deservagem mecânica e respetiva limpeza na zona mais rural da vila. Os trabalhos incidiram nas zonas de Caliços, na estrada […]

O conteúdo Junta de Freguesia de Armação de Pêra faz deservagem da via pública aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Empresa externa contratada para o efeito.

A Junta de Freguesia de Armação de Pêra, através de uma empresa contratada para o efeito, levou a cabo desde a última terça-feira, dia 2 de agosto, trabalhos de deservagem mecânica e respetiva limpeza na zona mais rural da vila.

Os trabalhos incidiram nas zonas de Caliços, na estrada da antiga Padaria e no Sítio da Torre.

A autarquia afirma que «para o bom ritmo a que esta intervenção tem decorrido, muito contribuiu o trabalho prévio realizado pelos funcionários operacionais da nossa Junta de Freguesia na aplicação de herbicida em algumas zonas mais críticas».

O conteúdo Junta de Freguesia de Armação de Pêra faz deservagem da via pública aparece primeiro em Barlavento.

]]>
StartUp Portimão celebra aniversário com visita de secretários de Estado https://barlavento.sapo.pt/algarve/startup-portimao-celebra-aniversario-com-visita-de-secretarios-de-estado Fri, 05 Aug 2022 15:23:25 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229312 Incubadora portimonense assinala o seu quinto aniversário. É já na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, que o dia será de festa na StartUp Portimão, que assinala nessa data o quinto aniversário «em prol do empreendedorismo» com diversas iniciativas, nas quais participarão Mário Filipe Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e […]

O conteúdo StartUp Portimão celebra aniversário com visita de secretários de Estado aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Incubadora portimonense assinala o seu quinto aniversário.

É já na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, que o dia será de festa na StartUp Portimão, que assinala nessa data o quinto aniversário «em prol do empreendedorismo» com diversas iniciativas, nas quais participarão Mário Filipe Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O dia inicia-se a partir das 9h30 com uma sessão de capacitação integrada no programa Eu Sou Digital, iniciativa do Governo operacionalizada pela equipa do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, em parceria com várias entidades, e que trabalha com pessoas sem qualquer interação com o mundo online, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade.

Dirigido a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais essenciais ao dia a dia, o programa tem por meta capacitar com competências digitais básicas os cidadãos infoexcluídos – aproximadamente dez por cento da população – no mais curto espaço de tempo.

Esta sessão irá contar com a colaboração de 12 pessoas identificadas como «digitalmente excluídas» pelo município de Portimão, pelas juntas de freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, participando igualmente a My Fairy Nany, uma startup incubada na StartUp Portimão que procura dar resposta à necessidade dos pais e das famílias que precisam de apoio para cuidar das suas crianças ou idosos.

Para as 11h00 está marcada a sessão de balanço «Cinco anos de StartUp Portimão», na qual participam Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, Teresa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão, Luís Matos Martins, em representação da StartUp Portimão, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e o secretário de Estado Mário Filipe Campolargo.

StartUp Portimão

A partir das 11h30, realizam-se duas talks inspiradoras, dinamizadas por Carina Cruz (My Fairy Nanny) e Felippe Augusto (Welvind), dois jovens empreendedores sediados na incubadora portimonense, que falarão sobre as suas experiências e projetos.

A sessão de encerramento, marcada para as 12h00, estará a cargo de Álvaro Bila, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, e do secretário de Estado João Paulo Correia, culminando este dia especial com a visita às instalações da incubadora e um cocktail dinamizado pela startup Breakfastaway, do empreendedor Leonardo Mariano que, à semelhança de Felippe Augusto, está instalado em Portimão ao abrigo do programa StartUp Visa, promovido pelo IAPMEI – Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas.

Este programa acolhe empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver projetos capazes de potenciar dinamismo na criação de empresas de tipo startup, com novas ideias e modelos de negócio, contribuindo para atrair profissionais altamente qualificados.

Os interessados em participar na programação da efeméride, que decorre nas instalações da incubadora localizadas no Autódromo Internacional do Algarve, devem proceder a inscrição prévia quer por e-mail, quer através deste link.

No mesmo dia irá ter lugar uma reunião do conselho consultivo e parceiros da StartUp Portimão, com o objetivo de refletir sobre o percurso da incubadora e perspetivar a estratégia futura.

Programa completo do aniversário da StartUp Portimão (10 de agosto):

9h30 | Eu Sou Digital
11h00 | Cinco anos de StartUp Portimão

  • Paulo Pinheiro – CEO da Parkalgar;
  • Teresa Mendes – vereadora da Câmara Municipal de Portimão;
  • José Apolinário – presidente da CCDR Algarve;
  • Mário Filipe Campolargo – secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

11h30 | Talks inspiradoras

  • Carina Cruz (My Fairy Nanny);
  • Felippe Augusto (Welvind).

12h00 | Sessão de encerramento

  • Álvaro Bila – vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão;
  • João Paulo Correia – secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

12h15 | Visita às instalações da incubadora e cocktail

O conteúdo StartUp Portimão celebra aniversário com visita de secretários de Estado aparece primeiro em Barlavento.

]]>
São Brás: Serra do Caldeirão é palco para umas «Férias em Festa» https://barlavento.sapo.pt/algarve/sao-bras-serra-do-caldeirao-e-palco-para-umas-ferias-em-festa Fri, 05 Aug 2022 14:46:38 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229308 Aldeia de Cabeça do Velho, no concelho de São Brás de Alportel, em pleno coração da Serra do Caldeirão, acolhe este fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, a tradicional Festa de Verão, que integra nesta edição especial o roteiro das Aldeias de Portugal, com a iniciativa Férias na Aldeia. Organizada anualmente pelo […]

O conteúdo São Brás: Serra do Caldeirão é palco para umas «Férias em Festa» aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Aldeia de Cabeça do Velho, no concelho de São Brás de Alportel, em pleno coração da Serra do Caldeirão, acolhe este fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, a tradicional Festa de Verão, que integra nesta edição especial o roteiro das Aldeias de Portugal, com a iniciativa Férias na Aldeia.

Organizada anualmente pelo Futebol Clube da Cabeça do Velho, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás, a Festa de Verão visa a valorização e preservação das tradições, saberes e sabores serranos, bem como a promoção dos produtos endógenos. Neste âmbito, a Festa tem início às 19h00 de sábado, dia 6, com o Mercadinho na Aldeia e petiscos serranos para degustação.

A noite convida a um pezinho de dança como grupo «Improviso» e a atuação de Andreia Viegas e João Martins, contando ainda com o momento mais aguardado da festa: o leilão de tabuleiros recheados com produtos típicos.

O Mercadinho na Aldeia reabre no domingo, às 19h00, para dar início à Festa que prossegue com petiscos serranos e muita animação ao som do Duo Reflexo, seguindo-se novamente o tradicional leilão de tabuleiros.

O programa de atividades integra um momento especial dedicado aos «Netos da Serra – os amigos da Lara», iniciativa de valorização das raízes familiares à Serra, assinalado entre avós e netos.

Um momento que traz à memória o Projeto Lara, de reabilitação da Serra pós incêndio de 2012, sensibilizando para a necessidade de preservação deste património natural, em especial pelas novas gerações.

A Festa de Verão termina ao som do Grupo Jasmim, com músicas tradicionais ucranianas, «como forma de afirmação cultural deste povo vítima de guerra», segundo a organização.

Férias na Aldeia da Cabeça do Velho

Na edição deste ano, a tradicional Festa de Verão terá uma componente familiar diferenciada, integrada na iniciativa Férias na Aldeia, da rota turística de valorização dos territórios rurais das «Aldeias de Portugal».

Uma nova dinâmica de valorização e promoção territorial coorganizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Associação In Loco, Futebol Clube Cabeça do Velho, Associação Turismo de Aldeia e Grupo de Trabalho da Serra de São Brás, que desafia famílias a vivenciar um fim de semana diferente em contacto com a natureza e a identidade local.

Neste âmbito, o programa de atividades contempla para sábado, a partir das 16h30, um piquenique na sombra, com iguarias serranas, seguido por um percurso pedestre por «Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão».

Findas as atividades diurnas, os participantes terão oportunidade de degustar o tradicional jantar de grão, reservando ainda para o final da noite um pezinho de dança no Baile de Verão da Cabeça do Velho, bem como a participação nas tradições locais de leilão de tabuleiros.

O amanhecer de domingo traz consigo novas experiências degustativas, um passeio pelo sobreiral para observação e contacto com a biodiversidade local e um ateliê de cortiça, dedicado à reutilização desta matéria prima nobre e ecológica na criação de novas peças utilitárias e decorativas.

As atividades das Férias na Aldeia terminam com um almoço convívio recheado de tradições gastronómicas e histórias de quem conhece a serra são-brasense na primeira pessoa.

Os últimos lugares para estas férias serranas encontram-se ainda disponíveis junto da Associação IN LOCO através do telefone 969 986 206 ou por e-mail.

O conteúdo São Brás: Serra do Caldeirão é palco para umas «Férias em Festa» aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Benfica e Bétis disputam Lagoa Summer Cup em futebol feminino https://barlavento.sapo.pt/desporto/benfica-e-betis-disputam-lagoa-summer-cup-em-futebol-feminino Fri, 05 Aug 2022 12:06:44 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229304 No Estádio Municipal da Bela Vista. As equipas de futebol feminino sénior do Sport Lisboa e Benfica e do Real Bétis Balompié (Sevilha) jogam amanhã, sábado, dia 6 de agosto, a partir das 20h30, a primeira edição da Lagoa Summer Cup, no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal. A partida terá transmissão televisiva em […]

O conteúdo Benfica e Bétis disputam Lagoa Summer Cup em futebol feminino aparece primeiro em Barlavento.

]]>
No Estádio Municipal da Bela Vista.

As equipas de futebol feminino sénior do Sport Lisboa e Benfica e do Real Bétis Balompié (Sevilha) jogam amanhã, sábado, dia 6 de agosto, a partir das 20h30, a primeira edição da Lagoa Summer Cup, no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal.

A partida terá transmissão televisiva em direto no Canal 11. Quem preferir assistir ao jogo no estádio, poderá fazê-lo com entrada livre.

O evento é uma organização da Catchawards e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação de Futebol do Algarve.

O conteúdo Benfica e Bétis disputam Lagoa Summer Cup em futebol feminino aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos de divulgação científica https://barlavento.sapo.pt/algarve/centro-ciencia-viva-do-algarve-celebrou-25-anos-de-divulgacao-cientifica Fri, 05 Aug 2022 12:00:31 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229298 Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos de promoção da cultura científica em Faro. Comunidade, visitantes, entidades parceiras e equipa celebraram, na quarta-feira, dia 3 de agosto, os 25 anos do Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg), em Faro. A ciência e a arte dominaram grande parte do programa das festividades, expressando de uma […]

O conteúdo Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos de divulgação científica aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos de promoção da cultura científica em Faro.

Comunidade, visitantes, entidades parceiras e equipa celebraram, na quarta-feira, dia 3 de agosto, os 25 anos do Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg), em Faro.

A ciência e a arte dominaram grande parte do programa das festividades, expressando de uma forma clara a importância e relevância das colaborações e partilha de experiência, na promoção da cultura científica.

Além da dinamização de atividades no espaço expositivo aberto ao público, o dia iniciou-se com a inauguração da exposição temporária «LIXARTE – Transformar o lixo em Arte», que resulta de um projeto coordenado pela Europe Direct Algarve em colaboração com 10 parceiros regionais, entre os quais o CCVAlg através do projeto «The Plastic Detectives of Portugal» do Programa Crescimento Azul – EEA Grants Portugal e quatro agrupamentos escolares, e que contou com a mentoria da professora Ana Sousa da Faculdade de Belas – Artes da Universidade de Lisboa, e que fez as honras da casa ao apresentar as obras expostas nos vários espaços.

Pelo meio da manhã, o concerto ao ar livre, oferecido pela Banda JR, grupo musical constituído por alunos e professores das Escolas do Agrupamento João da Rosa, de Olhão, encheu a rua de música com ritmos dinâmicos, impulsionando um momento de energia e alegria, mas também orgulho por serem parceiros em tantos projetos.

Ao fim da manhã, o soprar das velas e os parabéns foram acompanhados pela antestreia de um novo equipamento, brevemente disponível no espaço expositivo do CCVAlg, que consiste numa experiência imersiva de «Mergulho na Ria Formosa» em Realidade Virtual, e que resulta de uma colaboração com a empresa dinamarquesa Khora no âmbito do projeto europeu Digitraining.

A manhã ainda contou com uma pequena mostra de produtos regionais inovadores, com a presença de empresas que nasceram do know how adquirido e/ou desenvolvido na Universidade do Algarve, como o Bake my Dog Happy, BEQ- Barra Energética de Querença e RiaFresh.

Ao longo de todo o dia, os visitantes e convidados participaram em várias atividades dinamizadas pela equipa do CCVAlg, microscópios no laboratório, observação do sol e Ciência Fresquinha na rua e ainda uma atividade de engenhocarias que tinha como objetivo produzir várias peças para o momento final das festividades.

E foi assim, que ao fim da tarde, se concluiu o programa com uma reação em cadeia, juntando todas as peças elaboradas de uma forma colaborativa e muito criativa, ao longo de um percurso que acabou por levantar a bandeira dos 25 anos e lançar os confettis, sob uma salva de palmas do público.

É ainda de referir que este dia muito especial beneficiou do apoio dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias Sé – São Pedro, da Fagar e do Centro Ciência Viva de Tavira.

A comemorações do 25.º aniversário do Centro Ciência Viva do Algarve que irão decorrer até dia 11 de março de 2023, com mais iniciativas e novidades.

O conteúdo Centro Ciência Viva do Algarve celebrou 25 anos de divulgação científica aparece primeiro em Barlavento.

]]>
AECO mobilizou 100 voluntários para limpezas na península do Ancão https://barlavento.sapo.pt/ambiente/aeco-mobilizou-100-voluntarios-para-limpezas-na-peninsula-do-ancao Fri, 05 Aug 2022 11:27:50 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229286 Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) mobilizou 100 voluntários para limpeza ambiental na península do Ancão (ilha de Faro). Ao longo de 21 dias a Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) mobilizou 100 voluntários na península do Ancão, também conhecida por ilha de Faro, para recolher resíduos nas zonas […]

O conteúdo AECO mobilizou 100 voluntários para limpezas na península do Ancão aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) mobilizou 100 voluntários para limpeza ambiental na península do Ancão (ilha de Faro).

Ao longo de 21 dias a Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) mobilizou 100 voluntários na península do Ancão, também conhecida por ilha de Faro, para recolher resíduos nas zonas lagunar e costeira.

Apesar de ser impossível quantificar os resíduos que foram recolhidos no total das ações, a AECO estima que tenha sido possível recolher cerca de meia tonelada composta maioritariamente por artes de pesca abandonadas, beatas, embalagens descartáveis de plástico, latas de alumínio, mas também garrafas e até mesmo frascos de vidro.

Estas campanhas de limpeza são realizadas anualmente pela associação no âmbito do seu projeto Ria+ e têm vindo a beneficiar zonas diferentes do Parque Natural da Ria Formosa.

«Dado que o nosso principal objetivo com este projeto é contribuir para a valorização do parque natural, temos vindo a trabalhar em diferentes zonas como as ilhas da Culatra ou da Barreta, mas tentamos também todos os anos integrar de ações de conservação com outras de sensibilização e de beneficiação de equipamentos coletivos. Sendo disso exemplo as pinturas que começamos em 2021 e terminamos agora para dar mais cor ao centro náutico da praia de Faro», refere Ricardo Barradas, presidente da AECO.

O balanço destas ações culmina inevitavelmente com uma reflexão sobre atividades que poderão ser incluídas na intervenção no próximo ano.

«Foi muito chocante saber dos incêndios que aconteceram aqui antes de chegarmos. Quando nos levaram lá fiquei muito impressionada, é muito triste tudo queimado. Eu e as minhas colegas gostávamos de voltar para o ano para ajudar a limpar e reflorestar essa área», conta Margaux, uma das voluntárias.

A associação tem tido o privilégio de contar com o apoio de grupos de escoteiros internacionais que se deslocam ao nosso país especificamente para participar no projeto Ria+.

A par destas associações internacionais, colaboraram também na edição deste ano o município de Faro, mais especificamente através do Centro Náutico e do Parque de Campismo da Praia de Faro, o Parque Natural da Ria Formosa, a AIPAR – Associação de Proteção à Rapariga e à Família, e a associação Red Seagull, às quais a AECO agradece o apoio.

O conteúdo AECO mobilizou 100 voluntários para limpezas na península do Ancão aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Jovens de Olhão trocam praia pela transformação de lixo em arte https://barlavento.sapo.pt/ambiente/jovens-de-olhao-trocam-praia-pela-transformacao-de-lixo-em-arte Fri, 05 Aug 2022 11:04:20 +0000 https://barlavento.sapo.pt/?p=229280 Projeto «Limp’Arte Olhão» convida jovens de Olhão a terem umas férias mais verdes, fazendo a diferença na limpeza da cidade e da Ria Formosa com uma vertente artística. O «Limp’Arte Olhão» está nas ruas. Durante três semanas pode ver-se um grupo de jovens pela cidade a realizar ativismo ambiental. Parte da recolha do lixo será […]

O conteúdo Jovens de Olhão trocam praia pela transformação de lixo em arte aparece primeiro em Barlavento.

]]>
Projeto «Limp’Arte Olhão» convida jovens de Olhão a terem umas férias mais verdes, fazendo a diferença na limpeza da cidade e da Ria Formosa com uma vertente artística.

O «Limp’Arte Olhão» está nas ruas. Durante três semanas pode ver-se um grupo de jovens pela cidade a realizar ativismo ambiental.

Parte da recolha do lixo será utilizada para criação de uma exposição artística cujo objetivo final é de sensibilizar para o 13º, 14º e 15º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre.

O projeto é uma candidatura da MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a parceria da Junta de Freguesia de Olhão, a mesma tem um grande impacto na inventariação dos locais e dos apoios que disponibilizou materiais e espaços para que o trabalho seja possível.

Tem a duração de 15 dias, sendo cinco dias por semana, num total de três semanas, a contar desde 25 de julho até 12 de agosto.

É dividido em três fases. A primeira, na qual são feitas as apresentações, team-building e inventariação das áreas de intervenção com o grupo e as entidades locais.

Já a segunda fase é dividida por três dias de trabalho de campo a recolher o lixo e dois dias a limpar e trabalhar os materiais para criação artística.

Por fim, na terceira e última semana para finalizar os trabalhos e fechar o projeto a 12 de agosto om as comemorações do Gabinete de Bairro da MOJU, o Dia Internacional da Juventude e por 2022 ser o Ano Europeu da Juventude.

Catarina Arraes, ex-dirigente da associação e atual presidente da Mesa de Assembleia da associação, encontra-se a dinamizar o projeto, reforça que os jovens são quem tem o poder de decisão na maioria das situações apresentadas.

«Estou aqui como jovem, apesar de uma jovem com mais alguma idade que elas e eles. O objetivo dos programas do IPDJ é o trabalho de jovens para jovens. A minha abordagem é trabalhar com os jovens e não para eles. Não precisam de projetos para participarem, precisam de espaços para serem ouvidos. Eu posso ter feito a candidatura e feito os contactos, mas elas e eles é que estão a comandar, eu posso apenas definir os limites de território e do orçamento dado. Os locais onde fazemos as recolhas, os horários, se precisamos de mais dias de recolha ou de mais dias para trabalhar os materiais artísticos… são decisões que tomamos em conjunto», afirma Catarina Arraes, mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo e Técnica Animadora Sociocultural na qual se especializou em trabalho com a juventude.

A inventariação dos locais a atuar é feito em coordenação com a Junta de Freguesia de Olhão, podendo dar aos jovens o poder de argumentar sobre a sua própria visão da cidade e dos pontos de atuação de necessidade mais eminente.

O trabalho final irá ser apresentado em forma de esculturas e/ou outras formas artísticas e através de uma mostra fotográfica. As datas e os locais a serão divulgados em breve nas redes sociais da MOJU.

O conteúdo Jovens de Olhão trocam praia pela transformação de lixo em arte aparece primeiro em Barlavento.

]]>