Testagem gratuita a toda população de Albufeira já arrancou

  • Print Icon

O município de Albufeira iniciou esta manhã a testagem gratuita à população (residentes e turistas), através de «testes rápidos» à COVID-19.

Está aberto desde as 9 horas de hoje, o «Centro de testagem à Covid-19», com testes gratuitos para todos os residentes e turistas em Albufeira. Situado em estruturas móveis no parque de estacionamento frente ao edifício dos Paços do Concelho, este «centro» conta com os profissionais do Algarve Biomedical Center (ABC), que fazem os chamados «testes rápidos» (testes antigénio), mediante marcação prévia.

Quem quiser, pode também fazer o teste RT – PCR (teste molecular feito em laboratório, via nasal com recurso a zaragatoa) a expensas próprias.

Os testes com resultados positivos ou inconclusivos, serão posteriormente testados por RT-PCR e encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde.

De igual forma, o município de Albufeira vai também assumir a testagem aos atletas dos clubes e associações desportivas do concelho, assim como dos vários setores da atividade económica.

A medida, que tinha sido já anunciada aquando do «Albufeira21 – Summit» visa controlar o número de casos positivos existentes em Albufeira e proporcionar a despistagem de contágios comunitários, no sentido de evitar a propagação pandémica.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, pretende que seja «identificada realmente a situação, para se poder avançar para a terceira fase do desconfinamento de forma segura e responsável».

José Carlos Rolo está disposto a fazer tudo quanto esteja ao seu alcance para que as restrições impostas a Albufeira se alterem e espera que esta medida venha a contribuir para esse objetivo.

Os serviços da autarquia «irão manter o atendimento on-line e evitar os aglomerados» e o executivo irá continuar a reunir esforços junto das forças policiais e entidades responsáveis para diminuir o número de casos positivos no concelho.

O autarca de Albufeira apela a que todos os munícipes adiram a esta testagem e que não deixem de cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS).

«Termos um verão seguro, depende em parte de nós, logo, o contributo de cada qual é decisivo», referiu ainda.

Os interessados devem efetuar marcação pelo número 964585486 (09h00-15h00) ou através do site Albufeira Safe.