SHARE Algarve regressa em outubro mas até lá há conversas mensais

  • Print Icon

Ciclo de sete encontros informais com oradores antecede o SHARE Algarve agendado para outubro, em Vilamoura

Coube ao escocês Beau McClellan, um dos artistas de design de iluminação mais consagrados da atualidade, radicado no Algarve há mais 25 anos, inaugurar a primeira de uma série de «SHAREtalks», na sexta-feira, 24 de fevereiro, no Café Calcinha, em Loulé.

Este será, aliás, um dos locais onde vão acontecer estas conversas informais até outubro.
Segundo Jorge Cabaço, cada uma terá um propósito muito específico, mas no conjunto, são convergentes com aquilo que vamos ter no evento principal. De certa forma, o SHAREtalks vai ajudar-nos até a definir e a fechar o programa do SHARE Algarve».

«É um evento que vai ocorrer todos os meses para abrir o apetite para o SHARE Algarve e com um aspeto funcional, também. Temos de ouvir a comunidade e este é também um build up da comunidade, porque entendemos que a comunicação é bidirecional. Nós comunicamos para as pessoas, inspiramo-las, mas também esperamos que nos ajudem a definir o melhor programa», diz o também Chief Marketing Officer (CMO) da Dengun.

O formato também é convidativo. «Não há um palco formal. Tudo começa com um café e sentimos que é mesmo isso o despoletar da conversa, de um projeto, de algo. Foi assim que, em dezembro de 2016, criámos o SHARE Algarve. Agora, com o SHAREtalks e com estes parceiros, queremos chegar a uma audiência o mais abrangente possível», diz o também fundador da empresa Freshmint Consulting. Mais tarde, no verão, «temos planos para sítios mais fora da caixa».

A sessão inaugural «foi fantástica. Beau relatou o seu processo e respondeu a várias perguntas. Queremos falar para os empresários, empreendedores, fundadores e, sobretudo, ter impacto na vida das pessoas através do exemplo de oradores que têm percursos riquíssimos. O modelo da SHAREtalks é muito genuíno e dá palco à personalidade e ao percurso individual, ao invés de a uma temática em específico. Estiveram 50 pessoas presentes, o que superou as nossas expetativas porque abrimos as inscrições com uma semana de antecedência», sendo que a inscrição prévia, «é altamente recomendável para terem direito aos nossos brindes».

Em outubro, será «o renascer da grande conferência de marketing e inovação. O SHARE Algarve nasceu em 2017 e teve três edições. Em 2020, esperávamos 1000 pessoas, mas tivemos de mandar todos para casa e cancelar. Agora, entendemos que este é o momento certo para arrancar por diversos motivos, não só porque o contexto pandémico está ultrapassado, mas sobretudo porque temos o enquadramento e o mindset correto. Temos o enquadramento e o apoio institucional adequado para avançar», garante. «Vai continuar a história de algo que ficou interrompido mas que quer assumir-se, de novo, como a grande conferência de marketing digital e inovação a sul do Tejo».

Será em Vilamoura, apesar de as datas exatas ainda estarem por definir. E em termos de programa estão previstos 30 oradores, «pessoas na área da criatividade e inovação». Para já, estão confirmados Beau McCLellan, Adam Haywood e Scott Bran.

«Queremos que este evento contribua também para a internacionalização da região e daquilo que de bom se faz no Algarve, para quem nos visita, numa altura em que tudo está mais parado. Será um fórum de líderes na área da tecnologia, inovação, criatividade, representando a core audience do evento principal: fundadores, investidores, criadores de startups, empresas e estudantes».

No entanto, diz Jorge Cabaço, estão previstas novidades. «Do ponto de vista estrutural, será parecido ao que tínhamos projetado para 2020, que era o melhor SHARE Algarve de sempre e é isso que podemos prometer. Terá três palcos, um de inspiração, que será o principal, um palco de workshops, mais prático, e um palco para startups», que tem sido, desde o início, uma grande bandeira do evento.

«Sim. vamos ter um pitch competition entre as várias startups presentes, porque enquanto Dengun também fazemos isso. Não restringimos a participação de nenhuma, mas sabemos que vamos ter várias algarvias, apesar de não ser exclusivo» em concurso. Em princípio, as inscrições abrem em junho.

Nos planos, está ainda a expansão para «outras geografias» de Portugal. «Não só já fomos estimulados para isso, como já comprámos o domínio SHARE Porto e SHARE Lisboa». O horizonte será a partir de 2024.

Cabaço faz, contudo, uma ressalva: «o Algarve nunca me abandona. Transporto o Algarve comigo para todos os sítios. O que faz sentido é vendermos a marca Algarve lá fora e podem contar conosco para isso».

Um exemplo foi a participação no roadshow «Living in Portugal», organizada pelo grupo Open Media, que levou várias empresas a Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos da América. «Correu lindamente», conclui.

Os parceiros das «SHAREtalks» são The Design Creators (coorganizadores), Café Calcinha (venue), Freshmint, Timing e Inframoura (apoio logístico).