São Brás: Festa dos Tabuleiros Floridos regressa à aldeia de Parises

  • Print Icon

Tradicional Festa dos Tabuleiros Floridos regressa a Parises no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de maio.

A nova edição apresenta um programa com propostas para toda a família, integrado na rota das «Aldeias de Portugal».

Será um fim de semana especial onde não faltará a peregrinação, a tradicional procissão das velas, o bailarico com leilão de tabuleiros e muitas novidades, nomeadamente diversos passeios e caminhadas, bem como oficinas para aprender a fazer pão, a preparar os tabuleiros floridos e a saber mais sobre o mundo das abelhas.

A aldeia de Parises, situada no coração da Serra do Caldeirão, no concelho de São Brás de Alportel, celebra nesta festa a aparição de Fátima aos pastorinhos, numa tradição de cariz religioso que conta anualmente com muitas centenas de visitantes.

O programa tem início no sábado, dia 14, com três opções para subir até à Capela de Parises, com o seu altar de cortiça: a peregrinação promovida pelo Agrupamento de Escuteiros, com início às 9h00, dirigida a famílias com crianças com mais de 10 anos, e duas caminhadas com partida às 15h00: a caminhada por trilhos da ligação à Via Algarviana, promovida pela São Brás a Caminhar, que será de dificuldade elevada; e a caminhada pela Estrada Nacional, que terá viatura de apoio e transporte de regresso, sendo promovida pela Câmara Municipal.

Independentemente da modalidade escolhida, o ponto de partida será sempre no Adro da Igreja Matriz.

Também no sábado, às 10h30, o Centro de Convívio de Parises convida crianças e famílias para a oficina «Vamos fazer pãozinho quente», numa colaboração com a Associação «Os Amigos da Serra».

À tarde, às 16h00, miúdos e graúdos podem ouvir «A Serra a zumbir – o mundo do mel e das abelhas», tema da oficina que o Centro de Convívio de Parises acolhe, numa iniciativa do Serviço de Educação Ambiental da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Já a tradicional Procissão das Velas no Adro da Capela de Parises tem o seu início marcado para as 21h30, encerrando o primeiro dia deste evento.

Domingo, dia 15 de maio, será o Dia da Família. A data começa com um passeio pelos campos da aldeia com início às 10h00, no Centro de Convívio de Parises.

Depois de colher as flores, será tempo de participar na oficina de preparação dos tabuleiros floridos, uma missão «muito especial para dar uma nova vida a esta antiga tradição», pelas mãos dos mais jovens, dinamizada pelo grupo de trabalho «Amigos da Aldeia».

Entretanto, o Parque da Serra volta a receber a partir as 10h00 o Mercadinho na Aldeia, com artesanato, produtos locais e várias refeições e petiscos. A eucaristia em honra da Nossa Senhora de Fátima realiza-se na Capela de Parises, às 15h30, um momento seguido do tradicional bailarico, animado por David Brito, com atuação do Grupo Folclórico da Velha Guarda e o desfile «As províncias de Portugal», pelo Grupo da Amizade.

O programa completo pode ser lido aqui.

As inscrições para todas as atividades devem ser encaminhadas para o Gabinete do Munícipe, através do telefone 289 840 019 ou por e-mail.