O Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove um conjunto de atividades no âmbito do evento «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio».
Segundo a organização, «o objetivo é sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve».
As iniciativas arrancam na segunda-feira, dia 2 de setembro, às 10 horas, no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão com uma palestra aberta à população em geral sobre a temática «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio».
Com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a temática, as Equipas Comunitárias de Saúde Mental realizam diversas ações de sensibilização junto da comunidade.
As ações vão decorrer nos Mercados Municipais em Silves (dia 6 de setembro), Monchique (dia 13), Portimão (dia 20) e em Lagoa (dia 27).
Na comunidade escolar, realiza-se a 24 de setembro uma ação no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, e a 30 de setembro uma ação na Escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
Neste âmbito o programa contempla ainda sessões de sensibilização junto da população sénior em Lagos (10 setembro), Lagoa (19 de setembro), Sagres (25 de setembro) e Monchique (26 de setembro).
Durante todo o mês, está patente uma exposição no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.
Para encerrar a iniciativa, no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, será realizado um debate público sobre a «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio», no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), entre as 18 e as 20 horas.
«Pedalar pela Vida» percorre concelhos do Barlavento
Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização realiza-se o 1º Passeio de Bicicleta «Pedalar pela Vida», integrado na iniciativa mundial Cycle around the globe.
O passeio que, na primeira etapa, decorre nos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique, realiza-se a 14 de setembro.
A segunda etapa decorre no dia 21 de setembro e passa pelos concelhos de Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Sagres.
As várias iniciativas contam com a colaboração institucional das autarquias de Portimão, Lagos, Lagoa, Silves, Vila do Bispo e Monchique e ainda com o apoio de diversas empresas.
Estas iniciativas integram-se na campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Inserem-se também nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.