Laboratório Colaborativo S2AQUA debate aquacultura em Portugal

  • Print Icon

A FNAC, em parceria com a S2AQUA – Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente, debate hoje o estado da aquacultura em Portugal, em Faro.

A FNAC Faro, no Algarve, recebe hoje, dia 16 de novembro, às 18h30, o ciclo de conversas dedicado à aquacultura, uma sessão em que será abordada a temática «Constrangimentos do Estado da Aquacultura» e que tem como convidado o diretor do S2AQUA – Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente, Pedro Pousão, biólogo senior researcher do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e especialista em aquacultura.

Por se notar uma série de constrangimentos que afetam o desenvolvimento e crescimento do sector, num registo de conversa o diretor do S2AQUA vai falar destas problemáticas e explicar o posicionamento da aquacultura em Portugal.

O S2AQUA é um laboratório colaborativo localizado em Olhão dedicado à Aquacultura. Através da inovação e tecnologia, defende uma aquacultura sustentável e inteligente ao disponibilizar serviços e conhecimento para uma maior segurança alimentar e diversificação de produtos provenientes da aquacultura.

Neste ciclo de conversas de acesso gratuito a todos os que quiserem inteirar-se sobre esta matéria, «será explicado o que é a aquacultura e porque devemos consumir peixe de Aquacultura. Tudo isto numa tentativa de desmitificar várias ideias pré-concebidas e relacionadas com este setor que se encontra encontra em crescimento».

Ao longo das sessões, o público será convidado a intervir ativamente e, no final, vai poder degustar pequenos aperitivos preparados com peixes provenientes de Aquacultura. Serão preparados pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, em articulação com os chefs André Rodrigues e Luís Jesus.

A FNAC e o S2AQUA convidam todos os interessados a marcarem presença nesta sessão dedicada à aquacultura, com o objetivo de aumentar a literacia nesta área e «dar a conhecer todo o processo de crescimento do peixe que chega à nossa mesa».