Formula 1 confirma o regresso do Grande Prémio de Portugal a Portimão

  • Print Icon

A Fórmula 1 anuncia o regresso da FORMULA 1 HEINEKEN GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL, em Portimão, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, como parte das 23 provas do calendário da FIA do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021.

Em outubro de 2020, Portimão entrou no calendário da Formula 1 pela primeira vez, com o regresso a Portugal após 24 anos de ausência.

O circuito contou com uma emocionante corrida que levou Lewis Hamilton ao topo do pódio, ao lado de Valtteri Bottas e Max Verstappen.

«Tivemos o prazer de receber durante o fim de semana do Grande Prémio, na temporada passada, de 27 mil fãs que puderam desfrutar dos grandes momentos de ação em pista. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o promotor e o governo português relativamente à presença de espectadores também este ano. A nossa prioridade é a segurança de todos os que nos acompanham assim como de todos os países que visitamos, tendo provado na temporada passada que é possível realizar corridas com segurança, em plena pandemia. Esperamos que seja tomada uma decisão pelas autoridades sobre a presença de espectadores nas próximas semanas e que iremos atualizar sempre que existam mais informações», garante fonte do Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Formula 1 confirma. «Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Formula 1 voltará a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado. Queremos agradecer ao promotor e ao governo português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal».

«Estamos confiantes e animados com a temporada de 2021, pois conseguimos demonstrar o ano passado que é possível realizar 17 corridas em segurança e promover juntos dos nossos milhões de seguidores, corridas emocionantes mesmo em momentos difíceis. Esperamos poder receber novamente este ano, espectadores em Portimão de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano», conclui Stefano Domenicali.

Por sua vez, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal garante que «a realização de grandes eventos no nosso país, é muito importante para a imagem e promoção Internacional de Portugal como destino turístico e, por isso, é com enorme agrado que vemos o retorno da Fórmula 1 ao Algarve, em 2021. Quero agradecer à FIA e à F1 pela confiança demonstrada em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve, escolhendo o nosso país para receber mais uma ronda do calendário da F1 e expressar o nosso total compromisso de tornar o evento num grande sucesso».

Juntam-se como corridas de suporte o Campeonato Internacional GT Open que regressa ao circuito algarvio, após a sua última corrida em Portimão, em 2013 e que vem acompanhado do Euroformula Open, que irá realizar a sua estreia no algarve. Para fechar um programa de corridas em grande, «temos também a primeira corrida da temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV, a única competição portuguesa no Grande Prémio de Formula 1», informa ainda o AIA.