Os filmes «Algarve fica-te bem» e «Alentejo caiado de fresco» da produtora algarvia New Light Pictures foram premiados na 21ª edição do Golden City Gate, em Berlim.
Os filmes «Algarve fica-te bem» e «Alentejo caiado de fresco», produzidos e realizados para a Região de Turismo do Algarve e para a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, ambos assinados pela produtora algarvia New Light Pictures, foram premiados na 21ª edição do Golden City Gate, Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Berlim, e obtiveram o 1º e 2º prémio na categoria internacional de Destinos Turísticos.
«É a primeira vez que vemos dois projetos nossos, integrados no prestigiado circuito do Comité internacional de Festivais de Cinema de Turismo», refere Pedro Matos, diretor de fotografia da New Light Pictures.
«Este circuito atravessa a miríade de festivais de cinema de turismo e destaca apenas os festivais mais exigentes a nível da melhor fotografia e qualidade geral dos filmes apresentados. Aqui encontramos os filmes de Destino mais importantes do mundo, desde a Nova Zelândia ao Qatar, do Japão às Américas».
O circuito CIFFT, que reúne os melhores festivais de cinema de turismo do mundo, em quatro continentes, torna esta competição a mais prestigiada iniciativa de premiação e reconhecimento para o Travel Video Marketing.
Hugo Marcos, secretário geral do CIFFT acrescente que «desde 1989 que o este circuito recompensa a excelência do marketing na produção cinemática associada ao Turismo, através de uma competição única e exclusiva que se traduz no Grande prémio circuito CIFFT, e é uma honra ver projetos de nacionalidade portuguesa, não só se equipararem como ainda serem distinguidos nestes palcos internacionais, extremamente exclusivos, como o Golden City Gate em Berlim».
Para João Viegas, realizador e produtor na New Light Pictures, o faco de «ganharmos estes dois prémios, e em particular em Berlim, é um reconhecimento importante do trabalho que temos vindo a fazer e que também reafirma as nossas opções no que à narrativa e à construção da imagem diz respeito».
Acrescenta ainda que «embora sejam duas regiões vizinhas, são por demais distintas, não só pelos aspetos paisagísticos de cada uma, como também pelas diferenças socioculturais características e identitárias que as definem. É sempre um enorme desafio, assim como um grande prazer, criarmos um projeto que seja uma ferramenta eficaz para a comunicação de cada uma destas regiões».
Patrício Faísca, Editor na New Light Pictures, sublinha que «para todos nós aqui na New Light Pictures, é sempre uma alegria ver o nosso trabalho reconhecido e em particular quando os projetos em questão dignificam e caracterizam duas regiões vizinhas tão marcantes na cultura nacional».
«Atualmente já é lugar-comum para os grandes destinos de referência turística, como a Austrália ou o Dubai, apostarem em enormes produções cinematográficas dedicadas ao cinema de turismo, portanto torna-se essencial aqui no panorama nacional, conseguirmos reforçar a capacidade de produzir conteúdos, para intensificarmos a presença e a influência dos produtos turísticos nacionais nos mercados externos», conclui.