Faro recebeu 780 candidaturas para 90 fogos a custos controlados segundo revelou esta manhã o autarca Rogério Bacalhau, à margem da inauguração da renovada Mata do Liceu.
A Câmara Municipal de Faro recebeu 780 candidaturas para os 90 apartamentos custos controlados que desde maio de 2022, estão a ser construídos junto à Estrada Senhora da Saúde e à Praceta Capitães de Abril.
«Neste momento, estamos a fechar a análise das candidaturas, no sentido de saber aqueles que têm condições para concorrer, e que são aceites ou não são aceites» no sorteio que deverá acontecer entre final de abril e o início de maio.
«Havia alguns processos onde faltavam documentos e pedimos às pessoas para completarem as suas candidaturas. Vamos ver se, muito em breve, temos tudo fechado. Depois queremos convidar todos a fazer um sorteio público, comunicação social inclusive, porque queremos que o processo seja transparente» e para que se saiba «quem são as pessoas que têm a sorte de ficar com estes 90 fogos».
O Lote 6 (46 fogos) e o Lote 7 (44 fogos) completam a urbanização de apartamentos a custos controlados inaugurada em 2009 junto à Estrada Senhora da Saúde e em paralelo à Avenida Calouste Gulbenkian.
Terá «sorte» quem, além de ver a candidatura sorteada, tiver capacidade financeira de conseguir ter crédito à habitação para pagar preços que rondam entre os 104.750 euros (por um T1 com 51 m² de áreas cobertas) e 216.250 euros (por um T3 com 98 m² de áreas cobertas). Em média, o preço rondará os 2000 euros/metro quadrado (m²).
Os trabalhos estão a cargo da construtora portuense Ferreira Build Power que adquiriu os terrenos para este fim, naquilo a que o autarca farense descreveu como «uma operação comercial» abaixo do valor real dos mesmos no mercado imobiliário.
Rogério Bacalhau anunciou estes números ao final da manhã de hoje, sexta-feira, dia 24 de março, à margem inauguração das obras de requalificação da Mata do Liceu, empreitada que os munícipes há muito queriam ver concluída.
Sob o mote «um novo espaço para um futuro melhor», autarquia e construtora abriram o espaço «Casa Nova», no número 33 da Rua do Lethes, na baixa da cidade, para dar apoio aos candidatos.