Docapesca vai requalificar a lota de Albufeira em abril

  • Print Icon

A Docapesca – Portos e Lotas SA lançou um concurso público para a empreitada de remodelação da cobertura da lota de Albufeira com um preço base de 150 mil euros.

A obra, com início previsto para o mês de abril e um prazo de execução de 60 dias, pretende melhorar as condições de segurança alimentar desta lota e assim contribuir para a valorização do pescado aí transacionado.

A empreitada irá contemplar a substituição do sistema de impermeabilização e solução térmica do edifício, a remodelação dos vãos exteriores e a recuperação dos paramentos exteriores e juntas de dilatação do edifício.

Esta intervenção encontra-se enquadrada no plano de investimentos plurianual da Docapesca, que pretende dar resposta às necessidades de modernização e de reabilitação das infraestruturas e equipamentos que se encontram sob sua gestão, concretizadas exclusivamente com recurso a receitas próprias, resultantes maioritariamente das taxas cobradas a armadores e comerciantes na primeira venda de pescado.

Refira-se que, desde 2014, ano em que a Docapesca assumiu as competências de autoridade portuária nos portos anteriormente sob gestão do ex-IPTM, e até 2021, a empresa investiu cerca de 18,5 milhões de euros na requalificação e conservação das infraestruturas portuárias do Algarve sob sua jurisdição.

A Docapesca é a entidade do setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, responsável em Portugal continental pela gestão dos portos de pesca, marinas e portos de recreio.