Designer Outlet volta a ser a capital da moda no II Fashion Festival

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O Fashion Festival está de regresso ao Designer Outlet Algarve, até domingo, dia 30 de julho, com ofertas e atividades para toda a família.

Numa parceria entre a Vogue Portugal e o centro comercial localizado em Loulé, este evento surge com o objetivo de «fazer com que a moda se desloque ao Algarve, descentralizando-a e partilhando com o público aquilo que de melhor se faz em Portugal. Não há outro evento destes no país e estamos a falar do ponto de vista da arte, da cultura e da moda. Tivemos a ideia, lançámos o desafio à publicação que, para nós é a mais icónica a nível nacional, a Vogue, e eles aceitaram-no», explica ao barlavento Miguel Paraíso Guerreiro, diretor-geral do Designer Outlet Algarve.

Na prática, durante os quatro dias, os visitantes vão ter a oportunidade de se tornarem capa da revista e, ao mesmo tempo, ter uma experiência digital através de boomerang, podendo partilhar as várias imagens nas redes sociais. Na passadeira cor de rosa vão ainda poder sentir o que é ser manequim por um dia, enquanto desfilam pela passerelle e há música ao vivo, todos os dias, à responsabilidade de artistas locais, entre as 15h00 e as 21h00.

Para as crianças há oferta de pipocas e uma parede que convida todos a deixarem desenhos, dedicatórias ou mensagens. Na zona lounge esperam-se momentos de descontração e no glitter bar, onde não faltam espelhos e luzes, estará uma artista à espera de maquilhar os que lá passem. Também as capas mais conhecidas da Vogue vão poder ser descobertas através de realidade aumentada, disponível através de telemóvel, oferecendo uma experiência imersiva no mundo digital.

Ainda assim, o ponto alto do II Fashion Festival é o showroom de Gonçalo Peixoto, jovem designer de moda que já pisa palcos como Londres e Milão, que dá a conhecer alguns dos seus melhores trabalhos, entre as 17h00 e as 23h00. Contudo, a grande surpresa está marcada para sábado, dia 29 de julho, onde o próprio estará presente, ao lado do anfitrião Miguel Paraíso Guerreiro, para partilhar algumas das suas experiências, mas também a promover sessões de styling aos fãs de moda.

«Quisemos convidar um estilista português e escolhemos o Gonçalo Peixoto porque achamos que, neste momento, é um dos mais mediáticos e promissores a nível nacional. Além disso é irreverente e traz uma nova e fresca mensagem à moda», justifica o diretor-geral.

No mesmo dia, a embaixadora do evento, a atriz Oceana Basílio, marca também presença no festival, a partir das 17h00.

«Procurámos alguém do panorama artístico nacional, fosse atriz ou cantora, com características próprias: ser uma pessoa glamorosa e acarinhada pelo público. Convidámos a Oceana Basílio porque, além disto, é algarvia. Ela aceitou o convite, mesmo estando com uma agenda de trabalho bastante preenchida e será um prazer recebê-la», nas palavras de Miguel Paraíso Guerreiro.

A juntar aos convidados e às experiências, a maioria das lojas do centro comercial encontra-se com promoções extras, que vão até aos 80 por cento face ao preço original. De acordo com o responsável, «são oportunidades que só se vão poder encontrar durante estes quatro dias e que valem muito a pena».

Questionado sobre quais as próximas marcas que se podem esperar no centro comercial, o diretor-geral anuncia: «vamos chegar até ao final do mês de agosto com cerca de 98 por cento de ocupação de lojas. Na semana passada, abrimos a Gant, há três semanas a New Balance e vamos abrir, na próxima semana, a Hackett e a Façonnable. Em setembro, vamos ter a Karl Lagerfeld e a Adolfo Domínguez abrirá em outubro».

Com uma elevada procura de marcas a quererem juntar-se ao Designer Outlet Algarve, a expansão do centro comercial poderá ser uma hipótese.

«É algo que faz parte dos nossos projetos desde o início. Está planeada e sabemos que podemos lá chegar no momento certo. Não posso dar muitos detalhes sobre o assunto neste momento, mas posso dizer que, dentro de muito em breve, falaremos com detalhe sobre isso. A verdade é que estamos a caminhar nesse sentido e com a abertura das novas lojas, vamos ficar sem espaço para mais marcas», afirma Miguel Paraíso Guerreiro.

Por fim, sobre quais as expetativas de números para o final desta época alta, depois de notícias que denotam a falta de turistas portugueses, o diretor-geral assegura que «não estamos a sentir esse efeito. Pelo contrário, estamos a crescer. A perspetiva é acabar 2023 com cerca de 50 por cento de visitantes anuais a serem estrangeiros. Não estamos a sentir nenhum decréscimo de turistas, muito pelo contrário. Estamos a crescer em comparação ao ano passado e já nem olhamos para 2019, porque, em 2022, já tínhamos batido o recorde e esse é o nosso ano de referência. Achamos que o nosso produto tem muito por onde crescer, até porque também somos um produto para o turista», concluiu.