O 5º aniversário vai ser celebrado, durante uma semana, com uma campanha conjunta que traz ao complexo de Loulé eventos, animação e descontos. O barlavento falou com os diretores dos três espaços, que consideram uma mais-valia e um complemento o facto de se situarem-se no mesmo local.
O Designer Outlet Algarve, a IKEA Loulé e o MAR Shopping Algarve preparam-se para comemorarem, em conjunto, o seu quinto aniversário, celebrado a 26 de outubro, com uma campanha sob o mote «5 anos juntos», a decorrer até ao dia 1 de novembro. Assim, durante uma semana haverá concertos, maquilhagem, prémios, atividades para os mais novos e descontos exclusivos de aniversário em vários pontos do complexo comercial localizado em Loulé.
Volvidos cinco anos da inauguração do centro, quais as maiores vantagens de coexistirem três espaços com características tão diferentes entre si, no mesmo local? Respondem ao barlavento os diretores que são de opiniões similares.
No caso do Designer Outlet Algarve, Miguel Paraíso Guerreiro assinala «a complementaridade e as sinergias» de propostas diferentes como «uma mais-valia para os visitantes que podem aqui encontrar uma oferta única, num espaço moderno, amplo, com as melhores marcas e uma multiplicidade de serviços».
Emmanuel Charpentier, da IKEA, fala mesmo num complemento «perfeito não só na capacidade de atrais públicos diferentes, como na capacidade de oferecer uma experiência muito além das compras».
Por sua vez, no MAR Shopping Algarve, Ana Antunes diz que a composição de todo o complexo «materializa o destino de compras com maior oferta comercial da região. Muito mais que um destino de compras, pretendemos proporcionar uma experiência relevante para quem nos visita, combinando momentos de lazer, de conhecimento e de consciencialização de projetos de responsabilidade social».

Sobre qual o ponto mais alto ao longo destes primeiros anos, Miguel Paraíso Guerreiro, apesar de ter dificuldade em selecionar, recorda a inauguração, o Fashion Festival em colaboração com a VOGUE e também todas as iniciativas de diagnóstico precoce do cancro da mama.
Já Emmanuel Charpentier e Ana Antunes realçam o mesmo momento, a recuperação após dois anos de pandemia. «O prazer de voltar a ver os nossos visitantes a usufruírem, com tempo, de todas as ideias e soluções de decoração que preparámos para eles» na IKEA, assegura o diretor.
«Esse momento representou para nós um ponto alto de confiança dos visitantes, a resiliência e flexibilidade dos nossos parceiros e uma viragem para encararmos a sustentabilidade da nossa atividade», aponta Ana Antunes.
E aliado à garantia de continuarem a apostar na diversificação da oferta direcionada aos vários públicos, fica também prometido, novidades a serem anunciadas em breve tanto no Designer Outlet como no MAR Shopping.
Ainda assim, Emmanuel Charpentier quis desvendar que para o próximo mês de novembro, seguindo o conceito multicanal de a IKEA estar onde, quando e como os clientes preferem, inaugura o Estúdio de Planificação em Lagos, situado no Intermaché. «Vai ser um espaço onde os clientes podem planear e comprar qualquer produto, com o apoio de um colaborador especializado e dedicado. Este formato está já a funcionar em Sintra, Cascais, Seixal, Setúbal, Coimbra e Leiria, com enorme relevância para os clientes locais. Chegou agora a vez do Algarve», refere.
Para um futuro mais longínquo ficam as perspetivas e os desejos dos três diretores para os próximos cinco anos.
«Imagino a mesma capacidade de surpreender os algarvios e os turistas que nos visitam. Temos um desígnio de ter a melhor oferta comercial da região, mas também de ser mais um argumento para visitar o Algarve. Podem contar com o Designer Outlet Algarve para continuar a divulgar tudo de bom que a região tem e faz», nas palavras de Miguel Paraíso Guerreiro.
Para a IKEA, Emmanuel Charpentier acredita «que vamos continuar o nosso percurso, trazendo cada vez mais soluções acessíveis e de forma mais sustentável».

E por fim, Ana Antunes afirma: «gostaríamos de percecionar a forma como inspiramos as pessoas da nossa comunidade a adotar práticas mais sustentáveis no dia-a-dia, que tão relevantes são para a preservação do Algarve, como o consumo de água e eletricidade, tal como a separação de resíduos para reciclagem».
De realçar que o acesso a todas as atividades é gratuito, estando garantida «muita animação, descontos e outras surpresas pelo complexo», num momento «de festa para todos aqueles que fazem parte da história», garantem os responsáveis.
Um programa com música, moda e descontos
As festividades começam logo no dia 26 de outubro com a presença da modelo internacional e DJ Beka Episcopo, das 16h00 às 20h00, com um set especial.
Durante toda a semana de celebração, estão preparados vários momentos de aconselhamento de moda, beleza e maquilhagem com profissionais destas áreas, junto à entrada principal, das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 20h00.
Nos dias 27 e 31 de outubro, a make up e look adviser Susana Boia vai estar a dar as melhores dicas de maquilhagem e de imagem para favorecer cada visitante no seu dia a dia.
Entretanto, no dia 28, é a vez da consultora de imagem Cris Almeida dar a possibilidade aos visitantes de usufruírem de uma experiência de personal advisor, abordando temas como fashion sytle, trends e até as cores mais adequadas.
Também a make up artist Mel Jordão vai estar presente na Make-Up Talks, no dia 31, com as tendências de maquilhagem, truques e revelações relacionadas com o mundo dos cosméticos, entre as 18h30 e as 20h30.
No dia 1 de novembro, regressa Susana Boia para demonstrar que mesmo com poucos acessórios, é possível marcar a diferença.
A componente pedagógica não foi esquecida e no fim de semana, 29 e 30 de outubro, realiza-se mais uma campanha de adoção responsável e angariação de donativos, em parceria com a Animal Rescue Algarve (ARA), com a presença de alguns animais desta associação debaixo da ponte Samsonite, das 10h00 às 18h00.
Também o público mais jovem vai ter a oportunidade de fazer maquilhagens com glitter, desfrutar de algodão doce e pipocas, música ao vivo, assistir a truques de mágicos e até mesmo participar no photobooth com a família.
Nos três espaços, os visitantes que tirarem uma foto no «PhotoFlyer» recebem cinco euros de desconto em compras de 25€ na loja IKEA e, no caso do MAR Shopping Algarve e do Designer Outlet Algarve, serão oferecidos brindes alusivos ao quinto aniversário.
O Designer Outlet Algarve oferece ainda um conjunto de presentes, por cada 100€ que o visitante acumular em compras realizadas nas suas lojas, mediante apresentação das respetivas faturas originais.
Já a IKEA tem descontos até 30 por cento para membros IKEA Family durante este período.
Cinco anos de grande «orgulho e crescimento»
Questionados sobre qual a retrospectiva que os diretores fazem destes primeiros cinco anos, do ponto de vista do Designer Outlet Algarve, Miguel Paraíso Guerreiro responde que «são anos de grande orgulho pelo contributo que trazemos para a região, com uma proposta diferenciada. Temos um mix único que tem desenvolvido uma componente de turismo de compras até agora pouco explorada no Algarve. O nosso espaço também pertence à região e aqui temos divulgado artistas e criadores de moda locais, além de iniciativas de responsabilidade social, sempre em linha com os nossos valores e o nosso compromisso com esta região que tão bem nos recebeu».

Na mesma linha de pensamento, encontra-se Emmanuel Charpentier. «Para a IKEA, o Algarve é um mercado muito relevante. Acreditávamos que podíamos verdadeiramente fazer a diferença na vida em casa de muitas pessoas, ao oferecer produtos e soluções para melhorar o dia a dia da maioria das pessoas. Esta convicção tornou-se uma certeza ao longo dos anos», aponta.
Ana Antunes garante que foram «cinco anos de desafios e crescimento, mas também de grande satisfação ao observarmos os indicadores de performance do MAR Shopping Algarve, que têm vindo a consolidar-se, de forma positiva, com um número crescente de visitantes residentes, tal como de turistas».