COVID-19: Vacinação arrancou hoje nos hospitais do Algarve

  • Print Icon

Os profissionais de saúde dos hospitais do Algarve começaram hoje a ser vacinados contra a COVID-19.

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) começaram hoje a ser vacinados contra a COVID-19.

Maria Clara Nogueira, Assistente Operacional do Internamento COVID de Faro e Vitalina Vieira, Assistente Operacional da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão foram as primeiras profissionais da saúde do Algarve a receber a vacina, em simultâneo nas duas unidades hospitalares, partilhando este momento que ambas esperam «ser de esperança nesta luta contra a COVID-19».

Vitalina Vieira, Assistente Operacional da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão.

Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, explica o porquê de terem escolhido os assistentes operacionais para o arranque da vacinação.

«São os assistentes operacionais que são os primeiros na linha da frente, são eles que garantem que as condições de segurança e higiene estão asseguradas para podermos tratar os doentes, são os que têm o primeiro contacto com os doentes, estando por isso mais expostos, por isso não tínhamos como não começar por eles».

A acompanhar o arranque da Vacinação no Algarve estiveram, em Portimão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o Secretário de Estado e Coordenador Regional do Combate à COVID-19, Jorge Botelho, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado e a presidente do Conselho Consultivo do CHUA Isilda Gomes, acompanhados nas duas unidades pelos elementos do Conselho de Administração do CHUA, a presidente Ana Castro e a vogal executiva, Patrícia Rego, em Portimão, e pelo Diretor Clínico, Horácio Guerreiro, Enfermeira Diretora, Mariana Santos e Vogal Executivo, Paulo Neves, na Unidade de Faro.

Durante a manhã já foram vacinados, nas duas unidades hospitalares do CHUA, mais de duas centenas de profissionais de saúde das várias áreas.

Nesta primeira fase que decorrerá entre hoje e amanhã, dia 30 de dezembro, serão vacinados 900 profissionais de saúde, 600 em Faro e 300 em Portimão, afetos aos Internamentos COVID, Unidades de Cuidados Intensivos e Serviços de Urgência do CHUA.