Comité Olímpico Internacional transfere provas para Vilamoura

  • Print Icon

Maiores Competições de Vela do mundo acontecem em Vilamoura.

Pela primeira vez um número recorde de competições internacionais realiza-se no mesmo local, num curto espaço de tempo.

As boas condições de segurança oferecidas por Vilamoura, no que diz respeito à pandemia, levaram o Comité Olímpico Internacional e a World Sailing a transferir para Portugal mais quatro importantes provas que serão organizadas pelo Vilamoura Sailing.

Os olhos do mundo da vela estão concentrados em Vilamoura, o único lugar do planeta onde estão a decorrer competições da modalidade.

Aos Campeonatos do Mundo da classe 470 e da Europa de RS:X, que terminam hoje ao largo de Vilamoura e ainda ao Europeu de Finn, já anunciado, confirmam-se agora a realização da prova de qualificação Olímpica de Laser (masculinos e femininos), o Campeonato da Europa de 470 e ainda o Campeonato da Europa de Raceboard, disciplina do Windsurf.

Para Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing, «o facto do Comité Olímpico Internacional e a World Sailing entregarem, pela primeira vez, a uma única entidade a responsabilidade da organização de todas estas qualificações olímpicas é o reconhecimento do profissionalismo e da excelência organizativa da equipa do Vilamoura Sailing».

Há vários meses que velejadores de todo o mundo, de 7 das 10 classes olímpicas, estão no Algarve, na marina de Vilamoura, em fase de preparação para Tóquio 2020.

As boas condições de segurança oferecidas por Vilamoura, no que diz respeito à pandemia, levaram o Comité Olímpico Internacional e a World Sailing a transferir para Portugal mais quatro importantes provas que serão organizadas pelo Vilamoura Sailing.

Atualmente, Vilamoura tornou-se no local mais importante do mundo para o treino de equipas das classes olímpicas ao longo de todo o inverno.

Segundo Nino Shmueli, da World Sailing, «isto é único, não conheço outro local que tenha acolhido tantas classes olímpicas num espaço de tempo tão curto. As medidas anti-COVID adotadas pela marina de Vilamoura, as infraestruturas e serviços oferecidos aos velejadores e as boas condições de vento que permite velejar todos os dias, tornam este local verdadeiramente único no mundo».

Até julho o movimento de equipas de todo o mundo em Vilamoura será imparável, perante o calendário intenso de grandes competições internacionais:

  • Portugal Grand Prix (classes Laser e 49er)- 16 a 19 março
  • Campeonato Europa de Finn – 10 a 16 april
  • Warm Up regatta 470 – 11 a 14 abril
  • Prova de Qualificação Olímpica Laser – 17 a 24 abril
  • Campeonato da Europa da classe 470 – 30 abril a 7 maio
  • Campeonato da Europa de Raceboard – 3 a 7 julho